transito
Geral

FECOMÉRCIO: Confiança do empresário catarinense segue positiva

09 Out 2012 - 19h24

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense teve alta mensal de 0,9% em setembro, subindo para 121,1 pontos. Para a Fecomércio SC, a variação, mesmo pequena, mostra que a percepção geral do empresário catarinense continua positiva para este segundo semestre de 2012. Contribuem para esta percepção a expectativa da economia brasileira, do comércio e das empresas comerciais. Dos 12 subíndices que compõem o ICEC, sete tiveram crescimento em setembro.

Condições Atuais

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ficou praticamente estagnado no mês. Na comparação com agosto, a variação foi de apenas - 0,7%, caindo para o patamar de 86,9 pontos. Seus componentes variaram. As 'condições atuais da economia' e as 'condições atuais das empresas do comércio' tiveram desempenho negativo, com queda expressiva de 5,6% e 2,7 na comparação com agosto, passando para 73,6 e 101,6 pontos, respectivamente. Por outro lado, as 'condições atuais do comércio' tiveram alta significativa de 7,0%, saindo de 79,9 para 85,5 pontos.

Expectativas

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) avançou 2,9% na comparação mensal e foi de 154,4 para 158,9 pontos. Neste quesito, todos os componentes tiveram alta. A 'expectativa do comércio' e a 'expectativa das empresas comerciais' alcançaram crescimentos expressivos de 3,3% e 4,7%, mantendo os índices acima da barreira dos 100 pontos. Enquanto a 'expectativa da economia brasileira' subiu menos: 0,4%. Ainda assim, chegando ao favorável patamar dos 145,5 pontos.

Investimentos

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio caiu 0,6%. O indicador ficou em 117,4 pontos em setembro ante 118,1 pontos atingidos em agosto. A queda foi puxada pelo componente 'nível de investimento das empresas', que recuou elevados 9,1% na variação mensal. Contudo, a percepção dos empresários sobre a 'situação atual dos estoques' apresentou variação positiva de 1,4%, passando para o patamar de 104,8 pontos. E ainda o 'indicador de contratação de funcionários' teve desempenho melhor, alta mensal de 5,1, chegando à marca de 141,5 pontos, o que indica uma percepção favorável dos empresários sobre as vendas no comércio neste segundo semestre.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral