Unimed - Capa
Geral

FECOMÉRCIO: Confiança do empresário catarinense segue positiva

09 Out 2012 - 19h24

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense teve alta mensal de 0,9% em setembro, subindo para 121,1 pontos. Para a Fecomércio SC, a variação, mesmo pequena, mostra que a percepção geral do empresário catarinense continua positiva para este segundo semestre de 2012. Contribuem para esta percepção a expectativa da economia brasileira, do comércio e das empresas comerciais. Dos 12 subíndices que compõem o ICEC, sete tiveram crescimento em setembro.

Condições Atuais

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) ficou praticamente estagnado no mês. Na comparação com agosto, a variação foi de apenas - 0,7%, caindo para o patamar de 86,9 pontos. Seus componentes variaram. As 'condições atuais da economia' e as 'condições atuais das empresas do comércio' tiveram desempenho negativo, com queda expressiva de 5,6% e 2,7 na comparação com agosto, passando para 73,6 e 101,6 pontos, respectivamente. Por outro lado, as 'condições atuais do comércio' tiveram alta significativa de 7,0%, saindo de 79,9 para 85,5 pontos.

Expectativas

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) avançou 2,9% na comparação mensal e foi de 154,4 para 158,9 pontos. Neste quesito, todos os componentes tiveram alta. A 'expectativa do comércio' e a 'expectativa das empresas comerciais' alcançaram crescimentos expressivos de 3,3% e 4,7%, mantendo os índices acima da barreira dos 100 pontos. Enquanto a 'expectativa da economia brasileira' subiu menos: 0,4%. Ainda assim, chegando ao favorável patamar dos 145,5 pontos.

Investimentos

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio caiu 0,6%. O indicador ficou em 117,4 pontos em setembro ante 118,1 pontos atingidos em agosto. A queda foi puxada pelo componente 'nível de investimento das empresas', que recuou elevados 9,1% na variação mensal. Contudo, a percepção dos empresários sobre a 'situação atual dos estoques' apresentou variação positiva de 1,4%, passando para o patamar de 104,8 pontos. E ainda o 'indicador de contratação de funcionários' teve desempenho melhor, alta mensal de 5,1, chegando à marca de 141,5 pontos, o que indica uma percepção favorável dos empresários sobre as vendas no comércio neste segundo semestre.

Matérias Relacionadas

Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Rafael Benkendorf

Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE

"O novo elétrico chamou a atenção por resgatar o nome Mégane, bastante popular entre os entusiastas,..."
Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE
Geral

Sicredi lança o Programa Nacional de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis

Semana Nacional de Educação Financeira, que inicia em 23 de novembro, marcará o lançamento do Programa.
Ver mais de Geral