Unimed - Capa
Encontro

FECAM e 20 Associações de Municípios estão em Jaraguá

02 Ago 2012 - 18h54

A AMVALI está sediando a 3ª reunião ordinária de 2012 do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina nesta quinta-feira (3). O evento acontece juntamente com as demais Associações de Municípios do Estado de Santa Catarina e com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Estão reunidos 20 Secretários Executivos que estão discutindo diversas temáticas e trocando experiências para melhoria da gestão pública municipal.


Participaram da abertura da reunião nesta manhã, o Presidente da FECAM - Douglas Gleen Warmling (Prefeito de Siderópolis), o Presidente do Colegiado - Miguel Augusto Forbeck Faraco (Secretário Executivo da GRANFPOLIS), representando os prefeitos da AMVALI - Irineu Pasold (vice-prefeito de Jaraguá do Sul), o Secretário Executivo da AMVALI e também 1º Secretário do Colegiado - Alessandro Hansen Vargas e a Diretora Executiva do Instituto de Contas do TCE, Joseane Aparecida Côrrea.

Segundo Miguel Faraco "decidimos realizar esta reunião em Jaraguá do Sul, pois o município é destaque na economia catarinense e também para prestigiar a AMVALI que vem realizando trabalhos e projetos extremamente importantes e que servem de modelo para as demais Associações de Municípios, como exemplo, o Programa de Fiscalização Tributária "Com Nota Fiscal, Vai Legal". Além disso, a reunião tem como objetivo discutir diversos assuntos de interesse dos municípios e que venham a contribuir com a gestão pública. É uma oportunidade para debate, troca de experiências, orientação e para sanar dúvidas".

São dois dias de reunião, sendo que nesta quinta-feira são sendo discutidos assuntos como a programação do XI Congresso Catarinense de Municípios que será entre 28 e 30 de janeiro de 2013; assuntos do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE); seminários regionais para novos gestores eleitos em outubro de 2012; a experiência da AMAVI na execução dos planos municipais de resíduos sólidos; a padronização dos procedimentos administrativos e contábeis das Associações de Municípios e FECAM.

A Diretora Executiva do Instituto de Contas do TCE, Joseane Aparecida Corrêa, discutiu com os membros do colegiado a realização do Programa TCE Orienta Itinerante, onde será realizado com as Associações de Municípios de Santa Catarina, com a FECAM e EGEM um termo de cooperação juntamente com o Instituto de Contas para que o programa seja realizado.

O intuito é realizar ações educacionais conjuntas, nas modalidades presencial e a distância. De acordo com Joseane foram definidos os termos desta parceria no que se refere ao planejamento, execução, divulgação e avaliação das ações educativas. Foi acertado também que todas as necessidades de capacitação das Associações de Municípios e da FECAM devem ser encaminhadas ao Instituto de Contas que coordenará o processo e definirá as prioridades e o cronograma destas capacitações através de oficinas com a participação de representantes das associações e da FECAM.


Joseane acrescenta ainda que o importante é garantir que as demandas de capacitação sejam centralizadas para que a oferta garanta que todas as Associações de Municípios sejam beneficiadas uniformemente. O objetivo é qualificar agentes públicos e a sociedade em conteúdos relacionados ao controle dos atos administrativos para melhor gestão pública.

A reunião do Colegiado segue nesta sexta-feira, dia 03, onde a programação inicia com apresentação do projeto de parceria referente a Propriedade Intelectual (Conselho Estadual de Combate à Pirataria - CECOP) e segue com os seguintes assuntos: programa de capacitação para executivos; obtenção de dados/informações e Plano Estadual de Resíduos Sólidos junto a SDS; cooperação internacional com Itália; e assuntos da EGEM, ARIS e CIGA.

SIG AMVALI

Concomitantemente com a reunião do Colegiado de Executivos, técnicos da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana) e juntamente com o do Diretor Executivo do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal - CIGA, Gilsoni Lunardi estão conhecendo o Programa SIG AMVALI. O objetivo é estudar o sistema de geoprocessamento para definir uma ferramenta de trabalho para outras regiões. Além disso, o grupo assistiu a uma vídeo conferência do BIM-PIAVI, de Belluno (Itália), que é um consórcio de geoprocessamento.

Matérias Relacionadas

Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Rafael Benkendorf

Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE

"O novo elétrico chamou a atenção por resgatar o nome Mégane, bastante popular entre os entusiastas,..."
Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE
Geral

Sicredi lança o Programa Nacional de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis

Semana Nacional de Educação Financeira, que inicia em 23 de novembro, marcará o lançamento do Programa.
Ver mais de Geral