Imobiliária Coralli
Comemoração

FEB homenageia os heróis soldados pelos 67 anos da vitória na tomada de Monte Castelo

16 Fev 2012 - 14h25
FEB homenageia os heróis soldados pelos 67 anos da vitória na tomada de Monte Castelo   -
FEB homenageia os heróis soldados pelos 67 anos da vitória na tomada de Monte Castelo

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) - regional de Jaraguá do Sul, promove neste sábado (18), às 10h30, no monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em Corupá, evento que relembra os 67 anos da tomada de Monte Castello, no norte da Itália, em 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, que apoia a iniciativa, participa da homenagem com representante da FEB - Museu da Paz. A solenidade ocorre na região desde 1976, conta o secretário da associação, Ivo Kretzer. Na oportunidade, estarão presentes alguns dos seis expedicionários ainda vivos - eram 98, segundo o secretário - que residem na região, entre eles: Anselmo Bertoldi, Fridolino Irineu Kretzer, João Apolinário Francener e João Rodolfo Rauck.



Monte Castello é uma montanha localizada na região de Gaggio Montano, no norte da Itália a qual em 1944 estava ocupada pelos nazistas que tinham esta área como um ponto estratégico de fácil visão e controle, o que lhes servia para impedir a passagem dos seus inimigos (os aliados) à outras regiões da Europa. Os americanos já estavam instalados na região, desde antes do Brasil fazer aliança com o 5° Exército dos Estados Unidos, este primeiro não conseguindo desmantelar essa ocupação alemã, passaram as ações também à Força Expedicionária Brasileira - FEB. Foram cinco as tentativas para destruir o alvo da resistência nazista naquela montanha, iniciando-se o primeiro ataque em 23 de Novembro de 1944, sob intensos bombardeios, terminando com a sofrida conquista em 21 de Fevereiro do ano seguinte, precisamente às 17h20min. Tudo parecia uma missão suicida que resultou aos brasileiros um saldo de 150 baixas com 42 mortos nas tentativas de ataques. Além da resistência dos nazistas, os brasileiros tiveram outros fortes inimigos como a baixa temperatura de -20°C que assolava a região, a lama nas encostas devido ao degelo da própria neve que dificultava o acesso à íngreme elevação. Completando-se 67 anos daquele dramático episódio, os cidadãos do Vale do Itapocu querem prestar a homenagem de honra e gratidão aos Veteranos da FEB aqui da região, numa solenidade junto ao Monumento da FEB em Corupá, nesse sábado, dia 18, às 10h30min. Os nossos bravos Pracinhas atuaram com bravura, inteligência e determinação para conquistar a liberdade e a democracia para nosso país. Dos 98 Veteranos da FEB que aqui na região estiveram residindo desde a Segunda Guerra Mundial, apenas 6 Heróis nacionais ainda vivem, são eles: Anselmo Bertoldi, Fridolino Irineu Kretzer, Hercílio Spézia, Walter Carlos Hertel, João Apolinário Francener e João Rodolfo Hauck.

Matérias Relacionadas

Geral

Treze animais aguardam um novo lar em Jaraguá

Os interessados em adotar algum animal, devem entrar em contato com a Clínica Schweitzer pelos telefones (47) 3275-3268 e (47) 98805-0405.
Treze animais aguardam um novo lar em Jaraguá
Geral

Definida agenda para preparação de túmulos para o Dia de Finados em Jaraguá do Sul

Para a realização de qualquer serviço de manutenção e/ou reforma em túmulos ou jazigos é obrigatório o requerimento de licença à Prefeitura Municipal.
Definida agenda para preparação de túmulos para o Dia de Finados em Jaraguá do Sul
Geral

Advogada explica sobre atendimento remoto do INSS

Ao vivo, a advogada previdenciária, Deborah Lazzaris, tirou dúvidas de ouvintes, explicou sobre o atendimento remoto do INSS e as perícias médicas
Advogada explica sobre atendimento remoto do INSS
Segurança

Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens

A informação é do delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira
Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens
Ver mais de Geral