dengue 2
Geral

Favela de São Paulo tem energia elétrica cortada após pedido da PM

02 Ago 2012 - 12h54

A pedido da Polícia Militar, a Eletropaulo cortou a energia irregular de uma favela ao lado do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. A ação causou revolta dos moradores.

A Favela da Paz, que tem cerca de 300 famílias, deve ser uma das desapropriadas para ações voltadas para a Copa. Ao menos 1.660 casas de favelas antigas e perto do estádio estariam nesta lista.

O corte de energia fez com que o Ministério Público abrisse uma investigação para verificar se a ação foi a mando da subprefeitura, comandada por um PM, para forçar as pessoas a deixarem o local mais rapidamente -PM e subprefeitura negam.

O corte foi em maio, mês seguinte a um documento técnico da Secretaria do Verde apontar diretrizes de um projeto de intervenção com "ações para preparar a região para a abertura da Copa."
A ideia, diz o documento, é fazer um parque linear, que passa ao lado do estádio.

A Eletropaulo cortou um ramal antigo de energia, onde moradores faziam "gatos". Desde então, eles tentam restabelecer o fornecimento, por meio de novos "gatos" feitos em outros ramais mais distantes, que já "abastecem" irregularmente outras casas.

Isso tem causado instabilidade de energia. Na tarde de ontem, ao menos 26 famílias estavam sem luz há oito dias.

Em julho, um incêndio que teria começado por uma vela, causou uma morte.


OUTRO LADO

A PM afirma que recebeu ligações de moradores do entorno da favela, que diziam haver risco de incêndio por conta dos "gatos", e que tem obrigação de avisar a Eletropaulo nestes casos.

A prefeitura afirmou que estão previstas intervenções de urbanização para a Favela da Paz e que só realiza realocação de famílias em áreas em que fará obras.

Mas, segundo a prefeitura, a realocação de famílias não está definida. "Não há intervenção programada para o momento, pois os projetos para a região estão em fase de estudos". Disse ainda que o projeto é anterior à definição do estádio para a Copa.

BOL.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral