transito
família tradicional

Família tradicional perde espaço nos lares dos brasileiros, segundo pesquisa

28 Out 2016 - 10h40

Metade dos lares de consumidores brasileiros já não conta com a composição familiar tradicional, representada por pai, mãe e filhos. Embora essa estrutura esteja presente em 50% das casas, sendo majoritária, outras formações têm crescido no País, como os monoparentais, compostos por pai ou mãe solteiro e filhos, alcançando 21%. Logo depois vem os domicílios de consumidores com casal sem filhos, totalizando 17%, e os consumidores solteiros, com 7%. Esses dados são da pesquisa Consumidor Brasileiro e foram gerados a partir de 1.933 entrevistas online, nas cinco macrorregiões do País, com público das classes A, B e C. O estudo foi realizado pela REDS, empresa da holding HSR Specialist Researchers, em parceria com o CIP (Centro de Inteligência Padrão).


Dentre as regiões estudadas, Norte e Nordeste possuem maior índice de consumidores em famílias tradicionais, com 53% e 51%, respectivamente. O Nordeste ainda divide o maior número de consumidores em lares monoparentais com o Centro–Oeste, somando 23% cada. Já a maior concentração de casais consumidores sem filhos, com 22%, está na região Sul.

“O Centro-Oeste concentra o maior número de lares singles e, por isso, mais incidência de pessoas com curso superior. Pode estar emergindo um novo consumidor nessa região”, ressalta Karina Milaré, diretora da REDS, empresa da holding HSR Specialist Researchers, que capitaneou o estudo Consumidor Brasileiro.


Metodologia – A pesquisa quantitativa Consumidor Brasileiro foi realizada pela REDS, em fevereiro de 2016, com 1.933 entrevistas online, em todas as regiões do País. O universo foi composto por homens e mulheres, entre 15 anos e 70 anos, das classes A, B e C (Critério Brasil), moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, interior do Nordeste e região Norte, além das cidades de Salvador, Brasília, Campo Grande e Cuiabá. O estudo foi ponderado por classe social, sexo e região para reconstituir o perfil da população brasileira.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral