Geral

Falha em sistema de check-in da TAM afeta passageiros no país

02 Mar 2012 - 14h51

Uma falha no sistema de check-in da TAM provoca transtornos aos passageiros que viajam na manhã desta sexta-feira (2). A companhia confirmou a pane e diz que isso causa filas nos aeroportos em que opera, pois bilhetes e etiquetas têm de ser feitos manualmente.

Não há previsão do sistema eletrônico voltar a operar, informou a empresa às 9h40. A TAM orienta passageiros a fazer o check-in pela internet antes de seguir ao aeroporto.


O problema foi confirmado pela Infraero e afeta passageiros nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, Galeão (RJ), em Recife (PE), e em Campo Grande (MS), onde um nevoeiro também prejudicou as partidas. No Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, passageiros chegaram a esperar até uma hora para o check-in.

Houve registro de falha ainda nos aeroportos Santos Dumont (RJ),  Viracopos, em Campinas (SP) e de Salvador (BA).

No Aeroporto de Congonhas, houve longas filas pelo saguão e passageiros com conexão tiveram inconvenientes com o despacho de malas.

No Santos Dumont (RJ), o setor de controle de voos informou que houve um problema no início das operações do check-in da TAM, mas que não afetou as partidas. Por volta das 7h30, o sistema já estava normalizado.

No Galeão (RJ), a Infraero confirmou que a falha foi constatada e a emissão de bilhetes começou a ser feita manualmente. Não foram registradas filas até as 8h30.

Em Porto Alegre (RS), três dos seis voos que partiram com atraso até as 9h eram da TAM. A Infraero informou que não havia filas no balcão da companhia.

A falha afeta ainda embarques no Aroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A Infraero diz que o problema começou por volta das 5h, mas que, até as 9h30, não havia voos atrasados. Em Salvador (BA), o embarque da TAM ocorre com atrasos de 20 a 30 minutos.

Em nota, a TAM diz que há um problema na conexão dos computadores com o sistema de check-in.


Veja a íntegra da nota da TAM
"A TAM informa que, devido a um problema ocorrido nesta manhã no link de conexão da SITA (empresa de tecnologia que presta serviços) com o sistema de check-in da companhia, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens no momento estão sendo feitas manualmente. O preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos. A TAM está prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação."

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está apurando a falha no sistema da TAM e diz que divulgará ainda nesta sexta-feira um comunicado sobre o caso.

Atrasos nos aeroportos
Balanço divulgado pela Infraero às 10h desta sexta aponta que, dos 899 voos nacionais programados até o horário, 71 (7,9%) sofreram atrasos de mais de 30 minutos e outros 25 (2,8%) estavam atrasados no momento. Houve 41 partidas canceladas - 4,6% do total previsto.

Em Congonhas (SP), das 62 decolagens, 11 (17,7%) sofreram atrasos e outras 4 estavam atrasadas às 10h, diz a Infraero. Três foram canceladas. Já em Guarulhos (SP), dos 74 voos previstos, 7 tiveram atrasos e 5 foram cancelados.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta

Prefeitura emite nota de pesar e amigos e autoridades também lamentam a perda
Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Ver mais de Geral