Bolsa Família

Extrato de saque do Bolsa Família alerta para cuidados com a Zika

17 Fev 2016 - 15h30
As mensagens impressas nos extratos bancários convocam os beneficiários a se engajar no combate ao mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika, associado a casos de microcefalia em bebês.

As gestantes do Bolsa Família que já fazem acompanhamento pré-natal recebem nos extratos bancários mensagens especiais sobre o uso de repelentes e de roupas que cubram braços e pernas. Em geral, as mensagens destacam alguns cuidados necessários para evitar o nascimento do mosquito, como não deixar água parada em calhas, pneus, garrafas, plantas e lixo.

Os extratos de pagamento são o meio de comunicação do governo com os cerca de 14 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda. Na opinião do secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, as mensagens vão ajudar a formar agentes multiplicadores da ação de combate ao mosquito. “Informar os cuidados necessários, por meio do extrato, é uma ótima oportunidade para informar essas pessoas, transforman do-as em agentes multiplicadores da informação na sua comunidade.”

A doméstica Maria Damiana de Souza retirou o benefício na terça-feira e parabenizou a ideia. “Essa ação é muito importante para alertar as pessoas mais descuidadas. Muitas vezes a gente tá prevenido em casa, mas corre risco porque as pessoas jogam na rua garrafas e copos que acumulam água. Eu cuido em casa e ainda alerto meus vizinhos.”

Para a dona de casa Besinha Pereira dos Santos, quanto mais pessoas conscientes, melhor. Ela já sabe o que precisa ser feito para eliminar os focos e evitar o nascimento do mosquito. “Tem gente que não tem noção dos riscos do vírus da Zika. Ele está fazendo muitas vítimas. Não basta eu fazer minha parte se os outros não fazem. As mensagens no extrato podem beneficiar muita gente.”

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral