Homenagens
Ex-combatentes lembram os 67 anos da batalha de Monte Castelo
A Divisão de Cultura de Corupá e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, junto com o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, fizeram a homenagem aos Expedicionários da FEB, no sábado dia 16, em comemoração aos 67 anos da vitória dos heróis soldados da Força Expedicionária Brasileira, na tomada de Monte Castelo, na Itália. A homenagem aconteceu na Praça dos Expedicionários de Corupá. O comandante do 62º Batalhão de Infantaria, Ronaldo França Navarro, considera importante o resgate e a preservação da história e a interferência da Segunda Guerra Mundial nos municípios da microrregião.
[jwplayer mediaid="64662"]
De acordo com o comandante, o exemplo dos heróis da Segunda Guerra é citado constantemente nas atividades do Exército Brasileiro.
[jwplayer mediaid="64664"]
Na região, existem ainda quatro ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira: João Rodolfo Hauck, João Apolinário Francener, Hercílio Spézia e Walter Carlos Hertel. Em menos de dois meses perdeu dois veteranos: Fridolino Irineu Kretzer, que morreu em 28 de dezembro do ano passado, e Anselmo Bertoldi, cujo corpo foi sepultado no último dia 13.
Holand Hauck é filho do ex-combatente João Rodolfo Hauck, o único ainda vivo no município de Corupá. Ele comentou a importância da homenagem.
[jwplayer mediaid="64658"]
Holand diz que o pai sempre faz questão de contar às pessoas que foi um combatente da Força Expedicionária Brasileira.
[jwplayer mediaid="64660"]
ROGÉRIO TALLINI / RODRIGO FLORIANI