Geral

Ex-combatente da Feb morre aos 93 anos

12 Fev 2013 - 18h07

Será sepultado às 10h desta quarta-feira (13) o corpo do Expedicionário Anselmo Bertoldi, de 93 anos. Ele morreu às 7h desta terça-feira, deixando enlutados quatro filhos, três noras, netos e bisnetos. Natural de Rio dos Cedros, Anselmo nasceu em 06 de setembro de 1919. Anselmo Bertoldi era um dos cinco remanescentes da Força Expedicionária Brasileira aqui na região de Jaraguá do Sul.


Anselmo Bertoldi foi convocado para a guerra em 1º maio de 1942. Participou da Força Expedicionária Brasileira oriunda do 32º BC (naquela época) sediado em Blumenau. Na Guerra, sua função era a de um padioleiro, recolher os feridos de combate e levá-los aos postos de atendimento médico. Muitas cenas tristes testemunhou e no campo de batalha sofreu todos os tipos de privações e provações, dadas as circunstâncias dramáticas e trágicas em que se desenrolam a guerra. Mas, também alcançou grandes conquista, ajudando a defender nossa soberania, liberdade e democracia contra as ideologias totalitárias.

A guerra acabou no "front" italiano em 2 de maio de 1945, a FEB retornou ao Brasil, mas, com 443 companheiros a menos inclusive quatro jaraguaenses. Somente no ano de 1960, as cinzas dos soldados brasileiros foram transladadas e hoje se encontram no Mausoléu do Monumento em Homenagem aos Soldados Mortos na 2ª Guerra Mundial, na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, Anselmo era presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - ANVFEB - Sessão Regional de Jaraguá do Sul.

No dia 19 de dezembro de 2011 lançou o livro "Um Soldado Desarmado", onde em 87 páginas de muitas histórias dramáticas que viveu como soldado na Segunda Guerra Mundial, contou um pouco de sua história como padioleiro.

O sepultamento será realizado amanhã, às 10h, saindo o féretro da Capela Maria Leier, seguindo após para o Cemitério Vila Lenzi.

Em maio do ano passado, Anselmo concedeu uma entrevista ao repórter Dias Gomes.

Ouça:

[jwplayer mediaid="64882"]

[jwplayer mediaid="64886"]

[jwplayer mediaid="64888"]

[jwplayer mediaid="64884"]

[jwplayer mediaid="64880"]

 

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Governo do Estado começa distribuição de mais 50 respiradores para hospitais catarinenses

Os equipamentos foram entregues na tarde de sexta-feira, 05, em mais uma força-tarefa que envolveu equipes do Governo do Estado
Governo do Estado começa distribuição de mais 50 respiradores para hospitais catarinenses
Santa Catarina

Infraestrutura regulamenta regras sanitárias para retomada do transporte coletivo intermunicipal em SC

Dentre as normas que devem ser adotadas pelas empresas de transporte coletivo intermunicipal com características rodoviárias estão a ocupação de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente
Infraestrutura regulamenta regras sanitárias para retomada do transporte coletivo intermunicipal em SC
Jaraguá do Sul

Fujama se reinventa para celebrar Mês do Meio Ambiente

Lives, vídeos e até cartilha. Em tempos de pandemia, biólogos usam a tecnologia para divulgar a necessidade de se preservar a natureza
Fujama se reinventa para celebrar Mês do Meio Ambiente
Educação

Educação virtual de Jaraguá é referência para o país

Mais de 20 mil estudantes são atendidos no novo sistema
Educação virtual de Jaraguá é referência para o país
Ver mais de Geral