dengue 2
Semana da Pátria

Evento na Capital marca início das comemorações da Semana da Pátria em Santa Catarina

01 Set 2015 - 11h39

 Em Florianópolis, a cerimônia que vai marcar também o acendimento do fogo simbólico será no ginásio do Instituto Estadual de Educação, às 14h. Também estão previstas apresentações artísticas, a participação da Banda da Polícia Militar e de representações das forças militares. A partir desse evento, os municípios já podem definir e organizar os desfiles cívico-militares em homenagem à Pátria.

 

Na Capital, de acordo com o tenente coronel PM Fernando Luiz Alves, coordenador do cerimonial do Governo do Estado, vão ocorrer dois desfiles: um, só com escolas, no Bairro Carianos, no dia 4 e o oficial, no dia 7 de setembro, na Passarela Nego Quirido, a partir das 8h30. O desfile oficial vai contar com a participação de 2,4 mil alunos e de integrantes de outras instituições, civis e militares.


“A escolha do local foi pensando na mobilidade e no conforto das pessoas, que podem acompanhar o desfile acomodadas nas arquibancadas. A intenção é não causar transtornos e dificuldades no trânsito”, explica.

A expectativa é de que o público participe das comemorações. Embora a tradição do desfile de 7 de setembro tenha começado por militares, hoje vários segmentos da sociedade são representados nas homenagens, justamente para consolidar um processo de liberdade, que aqui, ocorreu sem que fosse necessária a guerra ou qualquer outra intervenção.

“Independentemente de partido político, de quem esteja nos governos ou até mesmo da atual realidade política e econômica do país, há um fato histórico muito importante a ser lembrado e reconhecido. Naquele 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou livre de Portugal. Portanto, ao relembrarmos este fato, estamos homenageando também a todos que com seu trabalho, suas histórias,de uma forma ou de outra, contribuíram para fazer do nosso país o que ele é hoje”, diz o tenente coronel PM Fernando Luiz Alves.

Símbolo de patriotismo

O fogo simbólico, alusivo às comemorações da Pátria, permanece aceso durante a semana, na sede do Governo do Estado. No dia 7, o fogo será conduzido para o local do desfile. A chama, segundo a Liga de Defesa Nacional, remete ao ano de 1937, quando um grupo de patriotas buscou um símbolo para representar o ardor patriótico do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Fonte: Secom/SC

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral