Séculus
Semana da Pátria

Evento na Capital marca início das comemorações da Semana da Pátria em Santa Catarina

01 Set 2015 - 11h39
Evento na Capital marca início das comemorações da Semana da Pátria em Santa Catarina -

 Em Florianópolis, a cerimônia que vai marcar também o acendimento do fogo simbólico será no ginásio do Instituto Estadual de Educação, às 14h. Também estão previstas apresentações artísticas, a participação da Banda da Polícia Militar e de representações das forças militares. A partir desse evento, os municípios já podem definir e organizar os desfiles cívico-militares em homenagem à Pátria.

 

Na Capital, de acordo com o tenente coronel PM Fernando Luiz Alves, coordenador do cerimonial do Governo do Estado, vão ocorrer dois desfiles: um, só com escolas, no Bairro Carianos, no dia 4 e o oficial, no dia 7 de setembro, na Passarela Nego Quirido, a partir das 8h30. O desfile oficial vai contar com a participação de 2,4 mil alunos e de integrantes de outras instituições, civis e militares.


“A escolha do local foi pensando na mobilidade e no conforto das pessoas, que podem acompanhar o desfile acomodadas nas arquibancadas. A intenção é não causar transtornos e dificuldades no trânsito”, explica.

A expectativa é de que o público participe das comemorações. Embora a tradição do desfile de 7 de setembro tenha começado por militares, hoje vários segmentos da sociedade são representados nas homenagens, justamente para consolidar um processo de liberdade, que aqui, ocorreu sem que fosse necessária a guerra ou qualquer outra intervenção.

“Independentemente de partido político, de quem esteja nos governos ou até mesmo da atual realidade política e econômica do país, há um fato histórico muito importante a ser lembrado e reconhecido. Naquele 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou livre de Portugal. Portanto, ao relembrarmos este fato, estamos homenageando também a todos que com seu trabalho, suas histórias,de uma forma ou de outra, contribuíram para fazer do nosso país o que ele é hoje”, diz o tenente coronel PM Fernando Luiz Alves.

Símbolo de patriotismo

O fogo simbólico, alusivo às comemorações da Pátria, permanece aceso durante a semana, na sede do Governo do Estado. No dia 7, o fogo será conduzido para o local do desfile. A chama, segundo a Liga de Defesa Nacional, remete ao ano de 1937, quando um grupo de patriotas buscou um símbolo para representar o ardor patriótico do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Fonte: Secom/SC

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Geral

Guaramirim inicia três cursos gratuito

Medida beneficia população atendida pela Assistência Social do município
Guaramirim inicia três cursos gratuito
Ver mais de Geral