Imobiliária Coralli
Geral

EUA terão dois novos consulados no Brasil, em BH e Porto Alegre

09 Abr 2012 - 19h14

Os Estados Unidos abrirão dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pelo Consulado dos EUA em São Paulo e também à TV Globo pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que integra a comitiva que acompanha a presidente Dilma Rousseff em Washington.


O Brasil já tem quatro consulados norte-americanos: em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Ainda não há informações sobre quando os novos consulados serão inaugurados.

"A abertura desses dois consulados - um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre - segue nosso relacionamento que vem se expandindo. Estamos tentando facilitar a retirada de vistos e as viagens, derrubar algumas barreiras que foram criadas, e continuar a promover o contato interpessoal", disse Hillary em seu discurso..

A presidente Dilma tem uma reunião privada nesta segunda-feira (9) com o presidente dos EUA, Barack Obama, e há a expectativa da divulgação de medidas para facilitar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e a de norte-americanos no Brasil.

Em janeiro, Obama anunciou que os Estados Unidos devem aumentar a capacidade de processamento de vistos para Brasil e China em 40% até o fim do ano, como parte de um pacote de estímulo turístico para seu país.

Vistos concedidos
Números da Embaixada dos Estados Unidos, divulgados na semana passada, mostram que a quantidade de vistos concedidos a brasileiros para entrada no país norte-americano em março deste ano aumentou em 62% em relação ao mesmo período de 2011.


De acordo com os dados, foram processadas 115.269 autorizações no último mês. O maior crescimento na emissão foi registrado no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que processou 103% a mais de autorizações para entrada de brasileiros nos Estados Unidos, se comparado com março de 2011.

Entre janeiro e março deste ano, foram concedidos 296.637 vistos, 56% a mais que no ano anterior. O Rio de Janeiro também aparece com o maior acréscimo (106%) no número de autorizações nos primeiros três meses deste ano: 93.841 vistos.

Os dados mostram que o tempo de espera pelo visto é maior em São Paulo, onde os brasileiros esperam em média 35 dias pela autorização de entrada nos Estados Unidos. Em Brasília e no Rio, esse tempo é de 7 dias, e em Recife chega a 15 dias.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Segurança

[VÍDEO] Carro pega fogo no Jaraguá Esquerdo

O fato ocorreu por volta das 10h30
[VÍDEO] Carro pega fogo no Jaraguá Esquerdo
Esportes

Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores

Também nesta terça, Athletico-PR pode se classificar em Curitiba
Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores
Geral

Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV

O índice chegou a 87,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos
Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV
Economia

Bolsonaro diz que está aberto a sugestões para recuperação da economia

Estado de emergência por causa da covid-19 termina em 31 de dezembro
Bolsonaro diz que está aberto a sugestões para recuperação da economia
Ver mais de Geral