Promoção - MEU PAI É
Olesc

Etapa estadual da Olesc terá atletas de 83 municípios de SC

18 Set 2012 - 20h31

A 12ª edição estadual dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que serão disputados a partir de sábado (22), em Criciúma, terá a participação de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos de 83 municípios de SC. Os números foram fechados após a conclusão da etapa classificatória realizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.


No total, os Jogos da Juventude reunirão mais de 4 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, técnicos, equipes de apoio e de organização, no Sul do estado, dos dias 22 a 29 deste mês. O cerimonial de abertura será sábado, a partir das 19h30min, no ginásio municipal Valmir Orsi. "Estamos trabalhando há mais de dois meses intensivamente para realizar o evento", disse, nesta terça-feira, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Olesc, Flávio Spillere Júnior, que no ano passado comandou a CCO dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizados no município.

A 12ª Olesc terá a participação de 468 equipes - somente o atletismo, modalidade com maior número, terá 63, sendo 30 no feminino e 33 no masculino. Participam da Olesc os três primeiros colocados do ano anterior, os três melhores nas modalidades das etapas regionais, a delegação inscrita pela cidade-sede mais os atletas inscritos pelos municípios nos esportes individuais. Além de Ituporanga, também foram disputadas etapas regionais nas cidades de Guaramirim, São Carlos e Forquilhinha.

Treze modalidades oficiais mais o caratê, que integrará a competição como provisório, fazem parte da programação dos Jogos da Juventude. Com exceção da ginástica rítmica e do ciclismo, que serão disputados apenas por homens, os demais esportes ocorrerão nos naipes masculino e feminino.

O atual campeão da Olesc é Criciúma, que conquistou o título no ano passado em Chapecó. Este ano, desde as etapas municipais e microrregionais, os Jogos da Juventude Catarinense tiveram a participação de atletas de 196 cidades catarinenses - o equivalente a 67% dos municípios do Estado.

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) teve sua primeira edição em 2001, tendo como sede da etapa estadual o município de Criciúma. O evento surgiu a partir da necessidade de fomento esportivo de alunos de 13 a 16 anos, visando à sustentação da base esportiva e à descoberta de novos valores do esporte catarinense.


A partir de 2012, a Olimpíada Estudantil Catarinense passa a chamar-se Jogos da Juventude Catarinense em atendimento ao parágrafo 2º, do artigo 15, da Lei Federal 9.615, de 24 de março de 1998, que considera privativo do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro, o uso da denominação "Olimpíadas". A sigla Olesc, já reconhecida e arraigada junto à comunidade esportiva catarinense, porém será mantida.

Os Jogos da Juventude são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.


Fundação Catarinense de Esporte

Matérias Relacionadas

Geral

Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região

Agências do Sicredi se mobilizaram com a comunidade por meio do Dia C e arrecadaram o equivalente 6.450 cestas básicas com alimentos e produtos de higiene e limpeza
Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região
Segurança

Motociclista morre após batida com carro no Centro de Jaraguá do Sul

A vítima apresentava vários ferimentos, chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu e morreu ainda no local do acidente
Motociclista morre após batida com carro no Centro de Jaraguá do Sul
Economia

Postos já podem vender gasolina com novo padrão

Revendedor têm prazos de até 90 dias para escoar estoque anterior
Postos já podem vender gasolina com novo padrão
Segurança

Dois são detidos após briga e dano ao patrimônio

O fato foi registrado na Rua Vigando Winter, por volta das 18 horas, segundo testemunhas a briga começou depois de um desentendimento devido ao jogo de baralho
Dois são detidos após briga e dano ao patrimônio
Ver mais de Geral