Olesc
Etapa estadual da Olesc terá atletas de 83 municípios de SC
A 12ª edição estadual dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que serão disputados a partir de sábado (22), em Criciúma, terá a participação de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos de 83 municípios de SC. Os números foram fechados após a conclusão da etapa classificatória realizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.
No total, os Jogos da Juventude reunirão mais de 4 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, técnicos, equipes de apoio e de organização, no Sul do estado, dos dias 22 a 29 deste mês. O cerimonial de abertura será sábado, a partir das 19h30min, no ginásio municipal Valmir Orsi. "Estamos trabalhando há mais de dois meses intensivamente para realizar o evento", disse, nesta terça-feira, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Olesc, Flávio Spillere Júnior, que no ano passado comandou a CCO dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizados no município.
A 12ª Olesc terá a participação de 468 equipes - somente o atletismo, modalidade com maior número, terá 63, sendo 30 no feminino e 33 no masculino. Participam da Olesc os três primeiros colocados do ano anterior, os três melhores nas modalidades das etapas regionais, a delegação inscrita pela cidade-sede mais os atletas inscritos pelos municípios nos esportes individuais. Além de Ituporanga, também foram disputadas etapas regionais nas cidades de Guaramirim, São Carlos e Forquilhinha.
Treze modalidades oficiais mais o caratê, que integrará a competição como provisório, fazem parte da programação dos Jogos da Juventude. Com exceção da ginástica rítmica e do ciclismo, que serão disputados apenas por homens, os demais esportes ocorrerão nos naipes masculino e feminino.
O atual campeão da Olesc é Criciúma, que conquistou o título no ano passado em Chapecó. Este ano, desde as etapas municipais e microrregionais, os Jogos da Juventude Catarinense tiveram a participação de atletas de 196 cidades catarinenses - o equivalente a 67% dos municípios do Estado.
A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) teve sua primeira edição em 2001, tendo como sede da etapa estadual o município de Criciúma. O evento surgiu a partir da necessidade de fomento esportivo de alunos de 13 a 16 anos, visando à sustentação da base esportiva e à descoberta de novos valores do esporte catarinense.
A partir de 2012, a Olimpíada Estudantil Catarinense passa a chamar-se Jogos da Juventude Catarinense em atendimento ao parágrafo 2º, do artigo 15, da Lei Federal 9.615, de 24 de março de 1998, que considera privativo do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro, o uso da denominação "Olimpíadas". A sigla Olesc, já reconhecida e arraigada junto à comunidade esportiva catarinense, porém será mantida.
Os Jogos da Juventude são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.
Fundação Catarinense de Esporte
Matérias Relacionadas
Geral
Prefeitura de Guaramirim apaga pichação "Sem anistia para golpistas"
O local pichado fica próximo ao limites dos municípios de Guaramirim e Schroeder

Geral
DNIT alerta para operações Pare e Siga na BR-280/SC, em Araquari
A operação será no km 39 e no km 50 da rodovia

Política
STF forma maioria de votos para manter prisão do ex-presidente Collor
O placar atingiu seis votos a zero

Geral
Feirão da Sol Sports com 70% de desconto segue neste sábado até às 17h
Loja não vai fechar para o almoço
