dengue 2
Olesc

Etapa estadual da Olesc terá atletas de 83 municípios de SC

18 Set 2012 - 20h31

A 12ª edição estadual dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que serão disputados a partir de sábado (22), em Criciúma, terá a participação de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos de 83 municípios de SC. Os números foram fechados após a conclusão da etapa classificatória realizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.


No total, os Jogos da Juventude reunirão mais de 4 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, técnicos, equipes de apoio e de organização, no Sul do estado, dos dias 22 a 29 deste mês. O cerimonial de abertura será sábado, a partir das 19h30min, no ginásio municipal Valmir Orsi. "Estamos trabalhando há mais de dois meses intensivamente para realizar o evento", disse, nesta terça-feira, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Olesc, Flávio Spillere Júnior, que no ano passado comandou a CCO dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizados no município.

A 12ª Olesc terá a participação de 468 equipes - somente o atletismo, modalidade com maior número, terá 63, sendo 30 no feminino e 33 no masculino. Participam da Olesc os três primeiros colocados do ano anterior, os três melhores nas modalidades das etapas regionais, a delegação inscrita pela cidade-sede mais os atletas inscritos pelos municípios nos esportes individuais. Além de Ituporanga, também foram disputadas etapas regionais nas cidades de Guaramirim, São Carlos e Forquilhinha.

Treze modalidades oficiais mais o caratê, que integrará a competição como provisório, fazem parte da programação dos Jogos da Juventude. Com exceção da ginástica rítmica e do ciclismo, que serão disputados apenas por homens, os demais esportes ocorrerão nos naipes masculino e feminino.

O atual campeão da Olesc é Criciúma, que conquistou o título no ano passado em Chapecó. Este ano, desde as etapas municipais e microrregionais, os Jogos da Juventude Catarinense tiveram a participação de atletas de 196 cidades catarinenses - o equivalente a 67% dos municípios do Estado.

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) teve sua primeira edição em 2001, tendo como sede da etapa estadual o município de Criciúma. O evento surgiu a partir da necessidade de fomento esportivo de alunos de 13 a 16 anos, visando à sustentação da base esportiva e à descoberta de novos valores do esporte catarinense.


A partir de 2012, a Olimpíada Estudantil Catarinense passa a chamar-se Jogos da Juventude Catarinense em atendimento ao parágrafo 2º, do artigo 15, da Lei Federal 9.615, de 24 de março de 1998, que considera privativo do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro, o uso da denominação "Olimpíadas". A sigla Olesc, já reconhecida e arraigada junto à comunidade esportiva catarinense, porém será mantida.

Os Jogos da Juventude são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.


Fundação Catarinense de Esporte

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral