Unimed - Capa
Olesc

Etapa estadual da Olesc terá atletas de 83 municípios de SC

18 Set 2012 - 20h31

A 12ª edição estadual dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que serão disputados a partir de sábado (22), em Criciúma, terá a participação de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos de 83 municípios de SC. Os números foram fechados após a conclusão da etapa classificatória realizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.


No total, os Jogos da Juventude reunirão mais de 4 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, técnicos, equipes de apoio e de organização, no Sul do estado, dos dias 22 a 29 deste mês. O cerimonial de abertura será sábado, a partir das 19h30min, no ginásio municipal Valmir Orsi. "Estamos trabalhando há mais de dois meses intensivamente para realizar o evento", disse, nesta terça-feira, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Olesc, Flávio Spillere Júnior, que no ano passado comandou a CCO dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizados no município.

A 12ª Olesc terá a participação de 468 equipes - somente o atletismo, modalidade com maior número, terá 63, sendo 30 no feminino e 33 no masculino. Participam da Olesc os três primeiros colocados do ano anterior, os três melhores nas modalidades das etapas regionais, a delegação inscrita pela cidade-sede mais os atletas inscritos pelos municípios nos esportes individuais. Além de Ituporanga, também foram disputadas etapas regionais nas cidades de Guaramirim, São Carlos e Forquilhinha.

Treze modalidades oficiais mais o caratê, que integrará a competição como provisório, fazem parte da programação dos Jogos da Juventude. Com exceção da ginástica rítmica e do ciclismo, que serão disputados apenas por homens, os demais esportes ocorrerão nos naipes masculino e feminino.

O atual campeão da Olesc é Criciúma, que conquistou o título no ano passado em Chapecó. Este ano, desde as etapas municipais e microrregionais, os Jogos da Juventude Catarinense tiveram a participação de atletas de 196 cidades catarinenses - o equivalente a 67% dos municípios do Estado.

A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) teve sua primeira edição em 2001, tendo como sede da etapa estadual o município de Criciúma. O evento surgiu a partir da necessidade de fomento esportivo de alunos de 13 a 16 anos, visando à sustentação da base esportiva e à descoberta de novos valores do esporte catarinense.


A partir de 2012, a Olimpíada Estudantil Catarinense passa a chamar-se Jogos da Juventude Catarinense em atendimento ao parágrafo 2º, do artigo 15, da Lei Federal 9.615, de 24 de março de 1998, que considera privativo do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro, o uso da denominação "Olimpíadas". A sigla Olesc, já reconhecida e arraigada junto à comunidade esportiva catarinense, porém será mantida.

Os Jogos da Juventude são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.


Fundação Catarinense de Esporte

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral