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Etapa de sustentação da Ponte Hercílio Luz é concluída

09 Mar 2016 - 11h58

A quinta e última treliça que integra a estrutura de sustentação da Ponte Hercílio Luz está sendo erguida nesta semana, concluindo uma importante etapa do projeto de recuperação do famoso cartão postal catarinense.


Com as cinco treliças erguidas entre as quatro torres de sustentação, fica completa a estrutura que vai sustentar a ponte para o trabalho de restauração. Diante dos avanços, o Governo do Estado anuncia para esta quinta-feira, 10, a assinatura do contrato para a próxima e última etapa dos trabalhos, que consiste na restauração de toda a estrutura da Ponte Hercílio Luz. Os valores e o cronograma desta nova etapa serão detalhados em reunião na manhã de quinta-feira, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo.


A instalação da quinta treliça começou nesta semana e será concluída nos próximos dias. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, lembra que o trabalho executado pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, está sendo finalizado um mês antes do prazo previsto, que era abril deste ano. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e agora está sendo erguida a última. “Nesta semana serão concluídos todos os trabalhos desta etapa, mostrando a capacidade que a empresa Empa tem”, destacou Agostini.

 

O contrato a ser assinado na quinta-feira prevê a permanência da empresa Empa na execução dos trabalhos, assumindo também a obra de restauração. “O portfólio do grupo Teixeira Duarte e a execução do atual trabalho emergencial, antecipando o cronograma em mais de um mês, deixam o governo tranquilo com esta decisão. A qualidade do trabalho nos dá segurança”, acrescentou o presidente do Deinfra.


Já se preparando para esta última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte nesta fase sem necessidade de licitação, diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).

“Para garantir a transparência que exige uma obra dessa magnitude, foram apresentados todos os procedimentos de forma clara para os demais poderes. Não houve discordâncias”, explicou Agostini.

A Ponte Hercílio Luz foi construída em Florianópolis na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926. Foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

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