Senai

Estudante do Senai de Jaraguá garante vaga em torneio internacional

01 Ago 2016 - 11h59
Estudante do Senai de Jaraguá garante vaga em torneio internacional  -

Junto com Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão) e Rodrigo Keller (Joinville), Bruno venceu as seletivas nacionais e classificaram-se para a WorldSkills, o torneio internacional de educação profissional. Eles vão buscar o ouro, respectivamente, nas profissões de Web Design, Fresagem CNC e Polimecânica. As provas nestas e em outras seis ocupações foram concluídas nesta sexta-feira (29). Jackson Pereira Leite, também de Joinville,  foi prata em Tornearia CNC.

“A conquista é muito importante para a vida, para a carreira profissional e para o SENAI de Santa Catarina e de Jaraguá do Sul”, afirma Bruno, de 20 anos. “Além do aprendizado técnico, que não tem igual, a gente aprende muito com a competição; são questões como justiça, respeito aos demais”, acrescenta. Na prova, ele teve que construir uma minimáquina, na qual aplicou os conceitos de diversas áreas do conhecimento. Primeiro ele usinou todas as peças, depois fez a instalação elétrica e a programação em CLP (Comandos Lógicos Programáveis, que automatiza o equipamento). É a primeira vez que o ouro é conquistado por um estudante que não seja do Estado de São Paulo. A Polimecânica está na Olimpíada do Conhecimento há cinco edições.


“Foi uma vitória muito importante, mas agora preciso me preparar ainda mais para a etapa internacional”, afirmou Eric logo após a premiação. Segundo ele, a prova, que consistiu na produção visual e programação de páginas de internet, foi muito difícil.

Rodrigo Keller conquistou a quinta medalha de ouro catarinense em fresagem nas sete etapas nacionais já realizadas da Olimpíada do Conhecimento. Eric foi o quarto catarinense a conquistar om primeiro lugar nacional em web design.

A WorldSkills é o ponto alto de um ciclo que começa na etapa estadual. Os vencedores se classificam para a fase nacional, onde podem assegurar o passaporte para o torneio mundial. Este ano, 40 estudantes de Santa Catarina, entre os quais 30 do SENAI, tentam garantir sua vaga para o torneio internacional. Nestas competições, os estudantes realizam atividades típicas de cada profissão. Os competidores são avaliados pela excelência do projeto ou produto final, capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc. Vencem aqueles que alcançam índices internacionais de qualidade técnica ao executar as tarefas do dia a dia do trabalho em suas ocupações, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo e prontos para levar o Brasil ao pódio internacional.

Na próxima semana, mais quatro catarinenses tentarão carimbar o passaporte para Abu Dhabi. A dupla composta por Allan Rony Carniel e Bruno Henrik Sfredo, de Chapecó, tentará o ouro em mecatrônica, em Maceio-AL. De Jaraguá do Sul,  Jean Carlo Galliani e  João Gabriel de Souza Costa, competem, respectivamente, em Tecnologia da Informação – Solução de Software (em Rio Branco-AC) e Modelagem de Protótipos (em Curitiba-PR).

O SENAI catarinense participa da WorldSkills desde 2003, quando os dois primeiros estudantes representaram a entidade, na competição realizada na cidade suíça de Saint Gallen. Desde então, 20 catarinenses já participaram do evento, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze, além de seis diplomas de excelência, entregues aos competidores que alcançam 500 dos 600 pontos possíveis. O Brasil foi o vencedor na mais recente edição do evento, realizada em 2015, na capital paulista.

Em 2016, as classificatórias para a WorldSkills Competition são descentralizadas e as ocupações são disputadas em diferentes cidades. Depois de Joinville ter sediado a prova de Construção de Moldes, no início de julho, esta semana Blumenau recebeu os 17 competidores de Tecnologia da Moda. De 8 a 12 de agosto, será a vez de Florianópolis sediar Manutenção Aeronáutica e Eletricidade Predial.

Os competidores do SENAI/SC nas próximas semanas

01 a 05 de agosto

Allan Rony Carniel e Bruno Henrik Sfredo (Chapecó) – Mecatrônica (prova em Maceió-AL)

Jean Carlo Galliani (Jaraguá do Sul) - TI Solução de Software (prova em Rio Branco-AC)


João Gabriel de Souza Costa (Jaraguá do Sul) - Modelagem de Protótipos (prova em Curitiba-PR)

08 a 12 de agosto

Rafael De Borba (São José) - Manutenção Aeronáutica (prova em Florianópolis-SC)

Jonas Crecencio da Silva (Tubarão) - Administração de Sistemas de Redes (prova em Florianópolis-SC)

Alessandra Jochem (Rio do Sul) - Mecânica Industrial (prova em Salvador BA)

Ana Carolina Gomes Jacinto (Blumenau) - Vitrinismo Teresina-PI)

Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza (Joinville) - Robótica Móvel (prova em Vila Velha-ES)

Matheus Kubiak (São Bento do Sul) - Marcenaria (prova em São José dos Pinhais-PR)

Vagner Fernando Machado de Souza (São Bento do Sul) - Eletricidade Predial (prova em Campo Grande-MS)

Matérias Relacionadas

Geral

Governo prorroga presença das Forças Armadas na Amazônia Legal

Operação Verde Brasil vai até 6 de novembro na região
Governo prorroga presença das Forças Armadas na Amazônia Legal
Saúde

Vacina contra câncer está pronta pra testes em humanos

A equipe afirma que a vacina apresentou várias vantagens importantes em relação a outras já em desenvolvimento
Vacina contra câncer está pronta pra testes em humanos
Variedades

Gorila ameaçada de extinção está grávida: 1º bebê em 2 décadas

Será o primeiro bebê gorila em 24 anos da espécie planície ocidental, originária da África Central e extremamente rara.
Gorila ameaçada de extinção está grávida: 1º bebê em 2 décadas
Segurança

[VÍDEO] Continua internado idoso vítima de roubo no bairro Garibaldi

Um casal de vizinhos ouviu a movimentação e foram verificar o que estava acontecendo, e foram recebidos a tiros
[VÍDEO] Continua internado idoso vítima de roubo no bairro Garibaldi
Ver mais de Geral