dengue
Geral

Estudante do IFSC é finalista do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

Com um projeto focado na confecção de roupas de casamento para pessoas com nanismo, a estudante do IFSC é a única representante de uma instituição pública catarinense na final

23 Set 2020 - 13h36Por Da Redação

A aluna Tainara Ribeiro, da 2ª fase da graduação em Design de Moda do IFSC de Jaraguá do Sul, é uma das 20 finalistas da 8ª edição do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva. A premiação reúne trabalhos de estudantes de artes e moda que se preocupam com a produção de roupas adaptadas para pessoas com deficiência. Com um projeto focado na confecção de roupas de casamento para pessoas com nanismo, a estudante do IFSC é a única representante de uma instituição pública catarinense na final.

Apesar de ter 1,78 metro de altura, Tainara decidiu se dedicar ao estudo do corpo e do vestuário para pessoas com nanismo ou deficiências similares. A aproximação com o tema, porém, começou em 2018, quando entrou no curso técnico em Produção e Design de Moda, também do IFSC de Jaraguá do Sul. “Desde o primeiro dia os professores nos chamaram a atenção para a moda inclusiva, nos disseram para ‘abrir a mente’ e sair da mesmice. E é fascinante quando você começa a focar nesse tema”, diz.

Para concluir o curso técnico em 2019, a estudante optou por realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordando as dificuldades de encontrar vestidos de noiva e de madrinha de casamento por quem tem nanismo ou deficiências semelhantes. “Eu identifiquei uma grande dificuldade relacionada à busca de vestidos para festa. Nas lojas, por exemplo, as opções de ajuste ficam muito restritas à altura. Mas é um absurdo, pois ninguém tem o corpo igual a ninguém. Para este público, então, fica ainda mais difícil, pois existem medidas do corpo que não são facilmente ajustáveis”, explica.

Um outro desafio foi a valorização da feminilidade das modelos escolhidas por Tainara. “Elas me contaram que as roupas que precisam vestir muitas vezes são infantis. Mas estamos falando de mulheres adultas e um pedido importante que me fizeram foi que as roupas refletissem essa feminilidade”, destaca.

O trabalho desenvolvido por Tainara Ribeiro já foi colocado à prova no desfile de conclusão de curso realizado em 2019, no IFSC. Porém, o trabalho precisou evoluir, com novas adaptações e melhorias. O resultado será levado aos palcos novamente na final do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, em 27 de novembro, em Florianópolis, quando três modelos escolhidas pela estudante apresentarão os novos looks desenvolvidos e confeccionados por ela. Serão, no total, 60 modelos representando os 20 projetos finalistas.

Vaquinha para a participação

Todo o custo de produção dos vestidos e demais arranjos foram custeados, até o momento, exclusivamente pela própria estudante. Porém, para levar o projeto à final do prêmio de Moda Inclusiva, Tainara estima que ainda terá um gasto aproximado de mais R$ 2.000. “Como é um projeto muito delicado, pois os tecidos e aviamentos para noivas e madrinhas possuem um valor agregado maior, vou ter um novo gasto significativo. Fora o custo de ir até Florianópolis com minhas modelos”, aponta.

Para ajudar a arrecadar tal valor, Tainara criou uma vaquinha online. Para acessar e fazer uma doação, acesse o link https://vaka.me/1397284. Caso o valor arrecadado supere o valor gasto com o projeto e com o deslocamento, o dinheiro que sobrar será doado para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral