dengue
Corupá

Estudante checo procura descendentes da família Kriesch

30 Jul 2012 - 22h41

A Divisão de Cultura recebeu a visita de Petr Polakovic, estudante de Doutorado da República Checa, na última segunda-feira (30), acompanhado do estudante Douglas Sambatch, que cursa Mestrado em Patrimônio Cultural pela Univille, para buscar informações sobre descendentes Checos e familiares de Eduardo Kriesch, diretor da Companhia Hanseática de Colonização, por mais de 20 anos.


   Segundo Petr, muitos imigrantes boémios que vieram para o Brasil no século XIX, durante o período de colonização, são confundidos com alemães, mas não o são. Para auxiliar em sua pesquisa de doutorado, Petr veio para o Brasil, nas regiões de Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá, tentar encontrar descendentes de pessoas que vieram da Boémia.

     O interesse de Petr é  devido familiares de sua mãe terem emigrado para o Brasil no século XIX. Em 1990 ele encontrou familiares de sobrenome Erber, no Rio Grande do Sul e começou a se interessar em estudar o tema de forma mais aprofundada. Em sua tese de doutorado estuda a imigração de forma global e no Brasil. Objetiva encontrar pessoas que são descendentes de famílias Checas, identificar de que cidade vieram, como se escreve o nome correto, auxiliar as pessoas a se encontrarem e criar alianças entre as cidades.

  Peter mora na cidade de Náhlov, na República Checa, onde fundou um Museu em uma antiga escola alemã, para representar  as pessoas que vieram para o Brasil.


   Se alguém tiver alguma informação sobre descendentes boêmios, pode enviar fotos e texto para o e-mail: info@emigrationmuseum.cz ou para o estudante de Mestrado Douglas: dnsambatch@gamil.com

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
Ver mais de Geral