transito
GERAL

Estruturas mais altas elevam perigo de barragem, diz estudo do MP

13 Fev 2019 - 15h45Por Júlia Marques

Por causa do aumento da capacidade e da altura das barragens de rejeitos, o risco de falha nessas estruturas tem aumentado vinte vezes a cada 30 anos. Esse é um dos dados anexados a um relatório apresentado à Justiça pelo Ministério Público de Minas Gerais. O estudo indica que, ao longo do século 20, esses tipos de reservatórios, em todo o mundo, se tornaram mais altos - o que eleva a possibilidade de acidentes.

A barragem de Brumadinho tinha 87 metros de altura e havia passado por dez alteamentos de 1982 a 2013. A estrutura foi construída pela técnica de alteamento à montante, tipo de construção inseguro e mais suscetível à liquefação, causa apontada pela investigação da Polícia Federal como a principal hipótese para o desastre que deixou ao menos 165 mortos.

"Quanto mais alta a barragem, maior a probabilidade de falha e quanto maior o volume de rejeito armazenado, maior potencial de dano", indica o documento, que cita estudo canadense sobre o assunto. Se, na década de 1900, as barragens de rejeitos chegavam à altura máxima de 30 metros, atualmente há estruturas com 240 metros de altura.

Isso ocorre, segundo o relatório, porque a metodologia de construção permite alteamentos sucessivos nas barragens, um modelo atraente para as empresas. Além de diluir custos, dá mais flexibilidade de operação, uma vez que permite adaptar a barragem à necessidade de aumentar a produção.

Documento da mineradora repassado ao MP mostra dez estruturas em estado de atenção por problemas estruturais. No reservatório que rompeu, havia ameaça de erosão e liquefação.

Vale já sabia, desde outubro, que a barragem que rompeu em Brumadinho e outras nove estruturas em Minas Gerais estavam enquadradas em uma categoria de alerta. Essa informação consta de um documento da própria empresa sobre a situação dos reservatórios que a Justiça tornou público na terça-feira, 12.

Os dados foram obtidos pelo Ministério Público (MP) de Minas, que moveu ação contra a mineradora. A empresa diz que as informações são "probabilidades" e não houve nenhuma detecção prévia de falha nos monitoramentos.

O MP-MG solicitou à Vale, no dia 31 de janeiro, seis dias após o rompimento da barragem, informações do setor de gestão de risco geotécnico da empresa. De 57 barragens avaliadas, 10 estavam enquadradas na chamada Zona de Atenção (Alarp Zone). Segundo a promotoria, havia "severo risco de rompimento".

Em entrevista coletiva, a mineradora defendeu ontem sua política de alertas para barragens. Segundo o gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão da empresa, Lúcio Cavalli, os fatores descritos no documento são "probabilísticos" e não "determinantes".

Já o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani, afirmou que a Vale continua colaborando com as investigações e contratou outro painel de especialistas internacionais para apurar as causas da tragédia. Para ele, a narrativa de que os níveis de água aumentaram e deveriam ter disparado o alerta não é sustentável.

A Vale ainda divulgou laudo sobre o funcionamento dos piezômetros (aparelhos que medem o nível de água) da barragem. Conforme o documento, a estrutura estava sem leitura desses equipamentos em janeiro.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral