Unimed - Capa
Estatuto dos Servidores

Estatuto do Servidor permanece no setor jurídico da Câmara de Vereadores

23 Nov 2012 - 11h21

Continua sendo analisado pelo jurídico da câmara o projeto de Lei Complementar, 15/2012, que trata do Estatuto dos Servidores, norma que rege as relações de trabalho entre a Administração Municipal e o servidor efetivo. O projeto deu entrada na câmara no dia 14 de novembro e desde então, permanece no setor jurídico. A matéria ainda não foi apreciada pelo procurador, Eduardo Bertoldi. Um ponto a ser observado pelos vereadores, e que deve esquentar o debate, é sobre o que estabelece o artigo 9. Onde diz que "a partir da vigência desta Lei Complementar, no mínimo, 35% dos cargos de provimento em comissão serão ocupados por servidores municipais, estáveis e pertencentes à carreira".


Sabe-se que nesse momento de transição de governo serão vários os cargos comissionados a serem ocupados. E a maioria dos postulantes a essas vagas, não são funcionários efetivos da prefeitura. Um item que chama a atenção é o que consta no artigo 128. Ficava estabelecido que, a critério da Administração poderá ser concedida ao servidor efetivo e estável, licença para tratar de assuntos particulares, sem remuneração, pelo prazo de dois anos consecutivos, podendo ser prorrogado por igual período.

O servidor que interromper o exercício num período de 12 meses, por mais de 30 dias consecutivos ou alternados, sem justificativa, está sujeito à demissão por abandono de cargo, que deverá ser apurado em processo disciplinar.  O Estatuto do Servidor contém 60 páginas e 270 artigos.

(SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral