Séculus
Dengue

Estado organiza ações para combater mosquito Aedes aegypti

07 Dez 2015 - 12h08

No encontro, que acontecerá no período da manhã em São José, serão também repassadas ações de controle vetoriais e informado o fluxo de atendimento para microcefalia que serão adotadas pelo Governo em todo o Estado. Prefeitos, vices e secretários municipais da Saúde, de todos os municípios catarinenses, foram chamados para a reunião. Representantes dos ministérios públicos estaduais e federais, entidades médicas e de enfermagem, polícias rodoviárias, secretários de Estado, diretores de hospitais que estarão ligados à rede de atendimento, além de todos os secretários regionais e gerentes regionais da Saúde também devem participar da reunião.


Conforme levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até o dia 01 de dezembro, foram identificados 6.590 focos do mosquito Aedes aegypti em 112 municípios catarinenses. Jaraguá do Sul, já contabiliza 29 focos no ano. Dado que inclui a cidade na lista dos 57 municípios em estado de alerta.

Ainda conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 01 de dezembro foram notificados 10.659 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 3.593 (34%) foram confirmados, 6.178 (58%) foram descartados e 888 (8%) casos suspeitos estão em investigação. Do total de casos confirmados, 3.274 (91%) são autóctones (transmissão dentro do Estado), 260 (7%) são importados (transmissão fora do Estado) e 59 (2%) estão em investigação para definição do local provável de transmissão (Tabelas 1 e 2).

Sobre a febre do chikungunya, até o dia 01 de dezembro, foram notificados 68 casos dos quais três foram confirmados. Desses, dois foram importados da Bahia e um caso foi autóctone do município de Itajaí.


Em relação ao vírus zika, de 20 de outubro até 01 de dezembro foram notificados cinco casos suspeitos da doença no Estado, todos informados pelo município de Itajaí. Destes, três foram descartados pelo critério laboratorial, e dois aguardam resultado laboratorial. Ainda conforme a DIVE, não há, até o momento, caso autóctone confirmado de Zika vírus no Estado.
 

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral