transito
Geral

Estádio de Brasília já teve 29 acidentes desde início de obras, diz sindicato

07 Ago 2012 - 18h02

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mercado Imobiliário, Raimundo Salvador Braz, disse nesta terça-feira (7) que já foram registrados 29 acidentes nas obras do Estádio Nacional de Brasília desde o início do trabalho - três em 2010, 16 em 2011 e dez neste ano. O local vai sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Por meio da assessoria, o Consórcio Brasília 2014 confirmou o dado e disse que os casos variam dos acidentes leves, "desde uma martelada no dedo", aos mais graves, "como o de ontem".

Segundo os responsáveis pela obra, a construção possui 35 técnicos de segurança do trabalho, dois médicos e quatro engenheiros de segurança. Além disso, o consórcio diz ter recebido um certificado internacional que avalia a higiene, a segurança, os direitos trabalhistas e o respeito à comunidada próxima às obras.

Nesta segunda (6), cinco operários sofreram acidente na construção e foram internados no Hospital de Base - dois já foram liberados. José Amilton Silva Sousa, de 33 anos, e Antônio José Alves, de 27, receberam alta. Francisco Gusmão, de 62, e Silvano Santos Silva, de 36 anos, ainda não haviam recebido alta até às 12h15. Jeferson Neres foi submetido a cirurgia na perna esquerda (veja vídeo).

"Não sei se a palavra certa para definir a ação do consórcio é negligência, mas, diante da quantidade de acidentes, diante da possível falha de algum procedimento, pode, sim, ter havido negligência", disse o vice-presidente do sindicato.


Por meio da assessoria, o consórcio responsável pelas obras informou ao G1 que aguarda o laudo da perícia, realizado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil, para saber se houve negligência na condução dos trabalhos. O Brasília 2014 informou ainda ter encaminhado ao local técnicos para fazer uma 'avaliação de engenharia' para saber as causas do acidente.

"A gente espera que o número de acidentes seja zero, apesar das características da obra, como a altura. Mas são números que a gente não considera normais. Vinte e nove acidentes, a gente pode dizer, é algo fora dos padrões. A pressa em terminar a obra pode ter contribuído com o número de acidentes. Os prazos para a entrega são pequenos, até mesmo pela proximidade dos eventos. Temos também as jornadas, que são extenuantes, cansativas", disse  Raimundo Salvador Braz.

Em relação ao acidente desta segunda, o vice-presidente do sindicato disse que "pode ter ocorrido um erro de procedimento".

"Nós estivemos com a direção do consórcio e eles nos disseram que estão dando toda a assistência às famílias dos operários, disponibilizaram psicólogos e assistentes. Acompanhamos a perícia da Polícia Civil e terá a [perícia] dos fiscais do trabalho", disse.

Morte
O acidente mais grave ocorreu em 11 de junho, quando um operário de 21 anos morreu após cair de altura de aproximadamente 30 metros.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Ver mais de Geral