Curso de Medicina

Curso de medicina em Jaraguá será oferecido pela Estácio de Sá

27 Set 2016 - 11h43
O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação na manhã desta terça-feira (27). A lista das cidades e respectivas instituições de ensino habilitadas a implantar cursos de medicina foi publicada no Diário Oficial da União.

Foram selecionadas as propostas de 37 cidades. A expectativa do MEC é de que sejam ofertadas pelos menos 2.460 vagas para formação de médicos.

Agora as mantenedoras de instituições de ensino que tiveram propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso, processo a ser concluído até o próximo, segundo o MEC.

Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

RELEMBRE O CASO

Em setembro de 2014, o Ministério da Educação confirmou a implantação do curso em 39 cidades brasileiras, incluindo Jaraguá do Sul, com previsão para o início das aulas em 2016.

Depois de selecionadas as instituições de ensino, em novembro do ano passado, o MEC suspendeu o edital, por determinação do TCU. Antes disso, já havia sido adiado o prazo de divulgação do edital três vezes; de 28 de agosto para 22 de setembro, depois para 23 de outubro e, por último, 10 de novembro de 2015.

Em agosto desse ano, o Tribunal de Contas da União revogou a medida cautelar, na época o TCU afirmou que “não ficou comprovado que as falhas existentes no edital ocasionaram manipulação de resultados, vantagens a licitantes, restrição à competitividade ou impacto significativo de resultados do certame. Sendo assim, o Tribunal autorizou, em caráter excepcional, a continuidade da licitação”.

Em julho do ano passado, resultado preliminar já apontou que a  Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá havia vencido a concorrência para implantar o curso de Medicina em Jaraguá. Cinco instituições se mostraram interessadas em oferecer o curso na cidade sendo duas de Jaraguá do Sul, duas do Rio de Janeiro e uma de Cuiabá. Ainda no ano passado, a Católica de Santa Catarina recorreu da decisão.

Os municípios selecionados são:

Alagoinhas (BA) / Eunápolis (BA) / Guanambi (BA) / Itabuna (BA) / Jacobina (BA) / Juazeiro (BA)

Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Contagem (MG) / Passos (MG) / Poços de Caldas (MG) / Sete Lagoas (MG)

Jaboatão dos Guararapes (PE)

Campo Mourão (PR) / Guarapuava (PR) / Pato Branco (PR) / Umuarama (PR)

Angra dos Reis (RJ) / Três Rios (RJ)

Vilhena (RO)

Erechim (RS) / Ijuí (RS) / Novo Hamburgo (RS) / São Leopoldo (RS)

Jaraguá do Sul (SC)

Araçatuba (SP) / Araras (SP) / Bauru (SP) / Cubatão (SP) / Guarujá (SP) / Guarulhos (SP) / Jaú (SP) / Mauá (SP) / Osasco (SP) / Piracicaba (SP) / Rio Claro (SP) / São Bernardo do Campo (SP) / São José dos Campos (SP)

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral