Caraguá
Curso de Medicina

Curso de medicina em Jaraguá será oferecido pela Estácio de Sá

27 Set 2016 - 11h43
O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação na manhã desta terça-feira (27). A lista das cidades e respectivas instituições de ensino habilitadas a implantar cursos de medicina foi publicada no Diário Oficial da União.

Foram selecionadas as propostas de 37 cidades. A expectativa do MEC é de que sejam ofertadas pelos menos 2.460 vagas para formação de médicos.

Agora as mantenedoras de instituições de ensino que tiveram propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso, processo a ser concluído até o próximo, segundo o MEC.

Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

RELEMBRE O CASO

Em setembro de 2014, o Ministério da Educação confirmou a implantação do curso em 39 cidades brasileiras, incluindo Jaraguá do Sul, com previsão para o início das aulas em 2016.

Depois de selecionadas as instituições de ensino, em novembro do ano passado, o MEC suspendeu o edital, por determinação do TCU. Antes disso, já havia sido adiado o prazo de divulgação do edital três vezes; de 28 de agosto para 22 de setembro, depois para 23 de outubro e, por último, 10 de novembro de 2015.

Em agosto desse ano, o Tribunal de Contas da União revogou a medida cautelar, na época o TCU afirmou que “não ficou comprovado que as falhas existentes no edital ocasionaram manipulação de resultados, vantagens a licitantes, restrição à competitividade ou impacto significativo de resultados do certame. Sendo assim, o Tribunal autorizou, em caráter excepcional, a continuidade da licitação”.

Em julho do ano passado, resultado preliminar já apontou que a  Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá havia vencido a concorrência para implantar o curso de Medicina em Jaraguá. Cinco instituições se mostraram interessadas em oferecer o curso na cidade sendo duas de Jaraguá do Sul, duas do Rio de Janeiro e uma de Cuiabá. Ainda no ano passado, a Católica de Santa Catarina recorreu da decisão.

Os municípios selecionados são:

Alagoinhas (BA) / Eunápolis (BA) / Guanambi (BA) / Itabuna (BA) / Jacobina (BA) / Juazeiro (BA)

Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Contagem (MG) / Passos (MG) / Poços de Caldas (MG) / Sete Lagoas (MG)

Jaboatão dos Guararapes (PE)

Campo Mourão (PR) / Guarapuava (PR) / Pato Branco (PR) / Umuarama (PR)

Angra dos Reis (RJ) / Três Rios (RJ)

Vilhena (RO)

Erechim (RS) / Ijuí (RS) / Novo Hamburgo (RS) / São Leopoldo (RS)

Jaraguá do Sul (SC)

Araçatuba (SP) / Araras (SP) / Bauru (SP) / Cubatão (SP) / Guarujá (SP) / Guarulhos (SP) / Jaú (SP) / Mauá (SP) / Osasco (SP) / Piracicaba (SP) / Rio Claro (SP) / São Bernardo do Campo (SP) / São José dos Campos (SP)

Matérias Relacionadas

Geral

Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore

Foram distribuídas 13 mil mudas de flores e de árvores frutíferas
Cooper reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore
Geral

Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 

O rapaz, natural de Jaraguá do Sul, entrou no mar com outros amigos, mas foi puxado pela correnteza e acabou submergindo
Encontrado corpo de jovem que desapareceu na praia do Ervino 
Geral

Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial

O concurso ocorreu em Londres e divulgou a lista de vencedoras deste ano, com quatro cervejarias catarinenses entre as premiadas, somando 14 rótulos diferentes
Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial
Economia

Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego

Iniciativa disponibiliza sistema online para que empresas cadastrem vagas em aberto e público em geral consulte as disponíveis
Prefeitura de Guaramirim abre Portal do Emprego
Ver mais de Geral