Eleições 2020
Curso de Medicina

Curso de medicina em Jaraguá será oferecido pela Estácio de Sá

27 Set 2016 - 11h43
O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação na manhã desta terça-feira (27). A lista das cidades e respectivas instituições de ensino habilitadas a implantar cursos de medicina foi publicada no Diário Oficial da União.

Foram selecionadas as propostas de 37 cidades. A expectativa do MEC é de que sejam ofertadas pelos menos 2.460 vagas para formação de médicos.

Agora as mantenedoras de instituições de ensino que tiveram propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso, processo a ser concluído até o próximo, segundo o MEC.

Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

RELEMBRE O CASO

Em setembro de 2014, o Ministério da Educação confirmou a implantação do curso em 39 cidades brasileiras, incluindo Jaraguá do Sul, com previsão para o início das aulas em 2016.

Depois de selecionadas as instituições de ensino, em novembro do ano passado, o MEC suspendeu o edital, por determinação do TCU. Antes disso, já havia sido adiado o prazo de divulgação do edital três vezes; de 28 de agosto para 22 de setembro, depois para 23 de outubro e, por último, 10 de novembro de 2015.

Em agosto desse ano, o Tribunal de Contas da União revogou a medida cautelar, na época o TCU afirmou que “não ficou comprovado que as falhas existentes no edital ocasionaram manipulação de resultados, vantagens a licitantes, restrição à competitividade ou impacto significativo de resultados do certame. Sendo assim, o Tribunal autorizou, em caráter excepcional, a continuidade da licitação”.

Em julho do ano passado, resultado preliminar já apontou que a  Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá havia vencido a concorrência para implantar o curso de Medicina em Jaraguá. Cinco instituições se mostraram interessadas em oferecer o curso na cidade sendo duas de Jaraguá do Sul, duas do Rio de Janeiro e uma de Cuiabá. Ainda no ano passado, a Católica de Santa Catarina recorreu da decisão.

Os municípios selecionados são:

Alagoinhas (BA) / Eunápolis (BA) / Guanambi (BA) / Itabuna (BA) / Jacobina (BA) / Juazeiro (BA)

Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Contagem (MG) / Passos (MG) / Poços de Caldas (MG) / Sete Lagoas (MG)

Jaboatão dos Guararapes (PE)

Campo Mourão (PR) / Guarapuava (PR) / Pato Branco (PR) / Umuarama (PR)

Angra dos Reis (RJ) / Três Rios (RJ)

Vilhena (RO)

Erechim (RS) / Ijuí (RS) / Novo Hamburgo (RS) / São Leopoldo (RS)

Jaraguá do Sul (SC)

Araçatuba (SP) / Araras (SP) / Bauru (SP) / Cubatão (SP) / Guarujá (SP) / Guarulhos (SP) / Jaú (SP) / Mauá (SP) / Osasco (SP) / Piracicaba (SP) / Rio Claro (SP) / São Bernardo do Campo (SP) / São José dos Campos (SP)

Matérias Relacionadas

Segurança

Mais de 2 mil embalagens com drogas são incineradas em Jaraguá do Sul

A droga foi incinerada em um forno de olaria que atinge de 800 a 1000ºC
Mais de 2 mil embalagens com drogas são incineradas em Jaraguá do Sul
IMPEACHMENT:

Relator vota pelo acatamento da denúncia contra Moisés e Daniela

Se o parecer for aprovado pela maioria simples dos membros do tribunal (seis votos favoráveis), Moisés e Daniela serão afastados temporariamente do cargo por 180 dias
Relator vota pelo acatamento da denúncia contra Moisés e Daniela
Saúde

Medidas de prevenção seguem sendo essenciais

Médico alerta que é preciso que a comunidade saiba conviver e se proteger contra o coronavírus. Sentimento que o pior já passou pode ser perigoso
Medidas de prevenção seguem sendo essenciais
Educação

Rede municipal de Jaraguá dará continuidade ao sistema online de ensino

Conforme a secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, a partir do dia 28 de outubro começará a funcionar um cronograma de atividades de reforço, voltadas aos alunos com dificuldade de acompanhar a rotina remota de ensino
Rede municipal de Jaraguá dará continuidade ao sistema online de ensino
Ver mais de Geral