CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
Geral

Especialistas se reúnem para debater mobilidade elétrica e cidades inteligentes, em Jaraguá do Sul

De 7 a 9 de agosto, Jaraguá do Sul volta a ser o centro de importantes debates sobre temas como mobilidade elétrica e cidades inteligentes

03 Ago 2024 - 10h25Por Rogério Tallini
Entre os objetivos está a adoção da mobilidade elétrica e a construção de cidades inteligentes - Entre os objetivos está a adoção da mobilidade elétrica e a construção de cidades inteligentes -

Pelo segundo ano consecutivo, o município recebe especialistas da indústria e da academia para o Congresso Nacional Integrado de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes (Mobicit), evento de caráter técnico-científico em torno de oportunidades de implementação de soluções práticas e sustentáveis, refletindo a evolução das necessidades e desafios enfrentados globalmente.

O 2º Mobicit é promovido pelo SENAI/SC, por meio do Centro Universitário (UniSENAI) e do Instituto de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, que sediará as atividades. O evento tem o propósito de discutir a adoção da mobilidade elétrica e a construção de cidades inteligentes, além de fomentar o debate de temas-satélites, como combustíveis fósseis, avanço da eletromobilidade e políticas públicas relacionadas a carros eletrificados.

Inscrições gratuitas e a programação completa em https://bit.ly/2mobicit

Trabalhos Acadêmicos

Com formato híbrido, o evento reunirá palestras, apresentação de cases e mostra de trabalhos acadêmicos, com abrangência nacional e destinado à comunidade acadêmica e demais profissionais com interesse em mobilidade elétrica e cidades inteligentes.

Os melhores trabalhos acadêmicos selecionados receberão como premiação especial a publicação na Revista e-TECH, portal especializado em tecnologias para a competitividade industrial. Além das atividades presenciais, a programação poderá ser acompanhada via transmissão online pelo Youtube do UniSENAI.

Os eixos centrais da programação serão o impacto da eletromobilidade na sustentabilidade e economia, desafios na estruturação de cidades inteligentes, soluções para acelerar a adoção da eletromobilidade, políticas governamentais e regulamentos ambientais, e a infraestrutura urbana para abastecimento de elétricos.

Especialistas

Participarão dos debates convidados como João Irineu (Stellantis Brasil), Valter Luiz Knihs (WEG), Alexandre José Araújo dos Santos (IST de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis /SENAI), Lícia Munoz (Passivhaus Brasil), Eduardo Javier Munoz (Bravo Motor Company), Jaylon Jander Cordeiro da Silva (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí - AMFRI) e Joselito Heerdt (UDESC).

“Este evento será uma excelente oportunidade para o networking, reunindo a comunidade acadêmica e a indústria em torno dessas questões cruciais dos desafios de mobilidade das cidades”, analisa o diretor regional do SENAI/SC e diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Durante os três dias do Congresso, os eixos centrais da programação serão o impacto da eletromobilidade na sustentabilidade e economia, desafios na estruturação de cidades inteligentes, soluções para acelerar a adoção da eletromobilidade, políticas governamentais e regulamentos ambientais, e a infraestrutura urbana para abastecimento de elétricos.

Temas relevantes para a sustentabilidade global

Em sua primeira edição, realizada em 2023, o Mobicit destacou a urgência da transição para tecnologias mais sustentáveis e criou um espaço inicial para o diálogo sobre mobilidade elétrica e cidades inteligentes.

Este ano, reforça Bárbara Perez, pró-reitora de Pós-graduação, Extensão e Internacionalização do UniSENAI, a agenda dá continuidade ao debate sobre temas relevantes para a sustentabilidade global, como os processos de descarbonização, a implementação de cidades inteligentes e o uso da tecnologia e da inovação para melhorar a vida das pessoas, compromissos da agenda ESG, entre outras abordagens.

“Estamos muito entusiasmados com o Mobicit, que promete ser um marco na discussão sobre mobilidade elétrica e cidades inteligentes, temas de crescente relevância internacional. Esperamos que as discussões e colaborações geradas inspirem avanços significativos, promovendo inovações e contribuindo para um futuro mais sustentável e inteligente”. 

O 2º Mobicit conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site.

Matérias Relacionadas

Geral

Sino da Igreja Matriz São Sebastião, de Jaraguá do Sul, volta a badalar

Sino tocará 3 vezes por dia; Saiba os horários
Sino da Igreja Matriz São Sebastião, de Jaraguá do Sul, volta a badalar
Geral

Estados discutem criação da Ferrosul para integrar malha ferroviária entre RS, SC, PR e MS

Uma comissão formada por integrantes dos quatro estados foi criada para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns.
Estados discutem criação da Ferrosul para integrar malha ferroviária entre RS, SC, PR e MS
Geral

Transplante Capilar: A Solução Definitiva para Recuperar Seus Fios com Naturalidade

Na Clínica Dr. Eduardo Bornhausen Demarch, o procedimento é feito com a técnica FUE
Transplante Capilar: A Solução Definitiva para Recuperar Seus Fios com Naturalidade
Geral

Risco de golpe: Casal se passa por fisioterapeutas da Prefeitura de Corupá

Moradores podem acionar a Polícia Militar pelo 190
Risco de golpe: Casal se passa por fisioterapeutas da Prefeitura de Corupá
Ver mais de Geral