GNet
escolas estaduais

Escolas Estaduais debatem a Base Nacional Comum Curricular

23 Out 2015 - 17h48

A data foi reservada para o Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, alunos, professores e pais realizaram suas atividades pedagógicas tomando como ponto de discussão o documento preliminar da BNCC disponível neste site.


Ações pontuais de análise da Proposta Preliminar divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) foram realizadas em diferentes escolas catarinenses.

A Base Nacional Comum Curricular é um texto elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob a coordenação do MEC. Nesta etapa, a proposta segue aberta para sugestões via internet no site www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Na sequência,  será submetido à consulta pública e depois ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa do MEC é concluir todo o processo ainda em 2016. Em junho se encerrará o prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) para conclusão desta meta.

O texto preliminar do documento busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. Além disso, os especialistas tiveram a preocupação de fazer com que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos.

Para a gerente de Educação, Rita de Cássia Soares,  os trabalhos permanecem até o dia 15 de dezembro, prazo final para as contribuições via site “É importante destacar que o modelo pretende melhorar o currículo escolar, não excluir as particularidades ou padronizar o ensino. O que se objetiva com esse estudo é estabelecer os conhecimentos básicos que todos os estudantes devem se apropriar, por ano escolar, independente do município ao qual esteja matriculado, explica a gerente.


Santa Catarina criou a Comissão Estadual da Base Nacional Comum com representantes de instituições particulares, públicas e de sindicatos relacionados à educação. “O objetivo da comissão é estabelecer um debate com os representantes educacionais sobre este primeiro documento da Base Nacional Comum (BNC), destacou a coordenadora da BNCC em Santa Catarina, Maike Cristine Ricci.

O Dia Nacional de Mobilização para Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apenas uma das ações programadas para a discussão da BNCC. As instituições envolvidas na Comissão têm autonomia para trabalhar ações próprias para discussão da Base. As Gereds de todo o Estado estão orientando as escolas para o cadastramento no site www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Desta forma, o diretor da escola poderá postar, até o dia 15 de dezembro, as suas contribuições para finalização do documento.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim

Prazo para construções e manutenções encerrou na sexta-feira
Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim
Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Ver mais de Geral