transito
Escola José Pasqualini

Escola José Pasqualini participa de Programa Nacional sobre política e democracia

30 Ago 2018 - 16h53

O programa tem caráter educativo e é voltado para estudantes, pais e professores. A participação da escola corupaense no programa deve-se à classificação da professora Meriellen Colares, que incentivada pela coordenação da escola, fez uma redação e inscreveu no Plenarinho. Do total de 90 textos de municípios de todo o Brasil, o dela e de mais quatro cidades foram classificados para participar do programa. Uma importante etapa aconteceu esta semana, quando ocorreu a eleição interna na escola em que concorreram duas chapas. A mais votada vai para o portal do Plenarinho na internet para participar de uma votação online no mesmo período em que ocorrem as eleições em todo o País.


A eleição interna na Escola José Pasqualini ocorreu na quarta-feira (29). Participaram da abertura do pleito, o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, a secretária municipal de Educação Rosane Martini Berti, os vereadores Beto Maia, Alceu Moretti e Felipe Rodrigues (que também é professor na escola), a diretora Ana Lucia Siqueira, a coordenadora Carolina Neves de Souza e a professora Merielle Colares. A votação ocorreu ao longo do período de aulas da manhã e tarde com a participação de 400 alunos e duas chapas: “Justinho” e “Inovaldina”. Uma chapa representou a turma da manhã e a outra, a turma da tarde. As duas chapas foram formadas de outras menores constituídas nas salas de aula do 6º ao 9º ano e que a professora Meriellen trabalhou conceitos básicos de cidadania e direitos sociais, incentivo à formação de valores sociais e humanos, noções básicas do processo legislativo e formação de consciência política nas novas gerações para a formação de futuros líderes. “Fico muito feliz e orgulhosa de saber que o trabalho que iniciou com uma redação, está resultando numa iniciativa que envolveu toda a escola e que fará com que os alunos se tornem mais conscientes sobre o processo democrático de votar e eleger seus representantes”, destacou a professora.

A apuração da eleição também ocorreu na quarta-feira e a chapa vencedora foi a “Justinho” com 275 votos contra 160 da “Inovaldinha”. Agora, a chapa “Justinho” fará parte de uma nova etapa do Plenarinho que será em outubro, quando será lançada uma campanha eleitoral do dia 7 ao dia 28 de outubro, que coincide com o período entre 1º e 2º turnos da eleição nacional. O Brasil inteiro poderá votar no candidato de sua preferência, numa urna virtual, igual a usada nas eleições convencionais. O candidato vencedor será o representante das crianças no Plenarinho durante dois anos.

O prefeito Gottardi elogiou a iniciativa de participação dos alunos, professores e direção da Escola José Pasqualini no Programa Plenarinho. “A política é algo sério. O Brasil vai melhorar com o envolvimento dos jovens com a política. A partir do momento que eles sabem como funciona o processo democrático de votar e escolher seus representantes, poderemos ter adultos muito mais conscientes e envolvidos com a comunidade que estão inseridos”, destacou.


Mais sobre o Programa Plenarinho

O Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade, de caráter educativo, voltado para o universo infantil: crianças de 7 a 14 anos, pais e professores. O programa ancora-se no portal na internet -www.plenarinho.leg.br – e inclui as ações Câmara Mirim e Eleitor Mirim, bem como a produção e distribuição de material impresso. Seu slogan é: “O jeito criança de ser cidadão”.

Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o Portal Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer.

O Câmara Mirim é realizado todos os anos no mês de outubro. Crianças apresentam e votam projetos de lei de sua autoria, em uma simulação da sessão legislativa ordinária no Plenário da Câmara. No caso do Eleitor Mirim, promovido a cada dois anos, professores e estudantes participam da eleição de candidatos fictícios, desde a campanha até a votação em uma urna eletrônica virtual.


Plenarinho para professores

O professor é o principal aliado do Programa para levar o portal infantil, e consequentemente o Poder Legislativo, para dentro da escola. A coordenação do Plenarinho pressupõe a atuação do professor como multiplicador na escola e, principalmente, como esclarecedor e enriquecedor dos assuntos tratados no portal.


A seleção dos professores é feita por meio de um concurso de redação, com o tema: “Por que é importante que os estudantes participem do programa de simulação parlamentar Câmara Mirim 2018?”

O programa Eleitor Mirim, do Plenarinho, recebeu cerca de 90 redações de professores de todos os cantos do Brasil, interessados em que suas turmas de 5º e 6º ano participassem do nosso programa.

Conforme previsto no regulamento, foram escolhidas 5 redações de professores que após a seleção trabalharam com suas turmas conceitos referentes às eleições, como importância do voto, democracia, representatividade, entre outros.

Confira os nomes dos professores que tiveram a redação selecionada:

Dilvete do Rocio Simioni, de Campina Grande do Sul/PR

Sabrina Olegário Santana, de Governador Valadares/MG

Viviane Andressa Chagas, de Joaçaba/SC

Meriellen Colares, de Corupá/SC

Amanda Souza, de Votorantim/SP

Matérias Relacionadas

Geral

"Guaramirim, cidade limpa" - terceira etapa da ação ocorre no fim de semana

Desde o início da campanha, mais de 100 toneladas de entulhos já foram recolhidas.
"Guaramirim, cidade limpa" - terceira etapa da ação ocorre no fim de semana
Geral

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

Apesar dos impactos, 64,2% das empresas vão manter local de sedes
Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa
Economia

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022
Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto
Geral

Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC

Queda ocorreu de uma altura de aproximadamente quatro metros
Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC
Ver mais de Geral