Promoção - MEU PAI É
Recital

Escola de Harpas da SCAR faz Recital especial de outono nesta quinta-feira

02 Out 2012 - 12h21

A Companhia de Harpas Citharis, formada por alunos e professores da SCAR de Jaraguá do Sul, faz nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, recital para compartilhar com a comunidade o estágio das aulas desta classe instrumental. Com ingresso de graça, o "Recital especial de outubro" ocorre no Espaço Panorâmico do Centro Cultural, às 19h30. No programa estão, além da execução do Hino Nacional Brasileiro, obras de grandes compositores e uma música de composição da aluna de harpa Tabea Warkentin que será apresentada pela primeira vez. Liderado pelo professor Gustavo Beaklini, o grupo de Harpas foi criado no primeiro semestre deste ano e conta com a participação de alunos da instituição. A estreia do conjunto de harpistas ocorreu no dia 24 de maio, na abertura da 44ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada no Centro Cultural da SCAR, com 17 instrumentos tocando o Hino Nacional. Conforme Gustavo, a proposta do grupo é universalizar e democratizar a harpa que no mundo todo e principalmente no Brasil ainda é um instrumento de pouco acesso ao músico e ao público. A média é de cinco apresentações por mês.


A harpa integra o rol de instrumentos cujo ensino passou a ser oferecido pela SCAR dentro do Projeto Música Para Todos - MPT. Iniciativa aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, o Projeto Música Para Todos se constitui em importante meio de aprimoramento sócio-cultural na comunidade de Jaraguá do sul e região, oportunizando a mais de 200 crianças, jovens e adultos o aprendizado da música, no nosso Centro Cultural, reconhecido por produtores e artistas como um dos mais importantes equipamentos do Brasil.

Este cenário começou a ser modificado a partir de 2006 com a realização em Jaraguá do Sul do Femusc - Festival de Música de Santa Catarina. Com a doação de 17 instrumentos pela empresa Malwee, o município passou a concentrar o maior núcleo de harpas do Brasil e se tornou referência na América Latina. Deste avanço resultou a criação de circuitos para o ensino da harpa através de parcerias que possibilitam a cessão de instrumentos aos municípios de Pomerode, Timbó, Blumenau, e a entidades de outras regiões, além das aulas em Jaraguá do Sul, socializando com estudantes de todo o País a oportunidade de aprendizagem.

 (ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Defesa Civil conclui nesta quinta-feira as obras de contenção na Rua João Januário Ayroso

Os trabalhos iniciaram há mais de 20 dias inclusive com a consturção de um enrocamento que tem a extensão total de 50 metros por seis metros de altura
Defesa Civil conclui nesta quinta-feira as obras de contenção na Rua João Januário Ayroso
Política

Eleições municipais: votação deve ser estendida em pelo menos uma hora

TSE estuda recomendar horários de votação diferentes por faixa etária
Eleições municipais: votação deve ser estendida em pelo menos uma hora
Saúde

Hemosc necessita de doações de sangue para regularizar estoques

É importante destacar que as doações, desde o início da pandemia e isolamento social, estão sendo realizadas mediante agendamento prévio
Hemosc necessita de doações de sangue para regularizar estoques
Polícia

Dois detidos por perturbação na madrugada desta quarta-feira em Jaraguá do Sul

Os registros aconteceram nos bairros Jaraguá Esquerdo e Nereu Ramos
Dois detidos por perturbação na madrugada desta quarta-feira em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral