Unimed - Capa
Recital

Escola de Harpas da SCAR faz Recital especial de outono nesta quinta-feira

02 Out 2012 - 12h21

A Companhia de Harpas Citharis, formada por alunos e professores da SCAR de Jaraguá do Sul, faz nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, recital para compartilhar com a comunidade o estágio das aulas desta classe instrumental. Com ingresso de graça, o "Recital especial de outubro" ocorre no Espaço Panorâmico do Centro Cultural, às 19h30. No programa estão, além da execução do Hino Nacional Brasileiro, obras de grandes compositores e uma música de composição da aluna de harpa Tabea Warkentin que será apresentada pela primeira vez. Liderado pelo professor Gustavo Beaklini, o grupo de Harpas foi criado no primeiro semestre deste ano e conta com a participação de alunos da instituição. A estreia do conjunto de harpistas ocorreu no dia 24 de maio, na abertura da 44ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada no Centro Cultural da SCAR, com 17 instrumentos tocando o Hino Nacional. Conforme Gustavo, a proposta do grupo é universalizar e democratizar a harpa que no mundo todo e principalmente no Brasil ainda é um instrumento de pouco acesso ao músico e ao público. A média é de cinco apresentações por mês.


A harpa integra o rol de instrumentos cujo ensino passou a ser oferecido pela SCAR dentro do Projeto Música Para Todos - MPT. Iniciativa aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, o Projeto Música Para Todos se constitui em importante meio de aprimoramento sócio-cultural na comunidade de Jaraguá do sul e região, oportunizando a mais de 200 crianças, jovens e adultos o aprendizado da música, no nosso Centro Cultural, reconhecido por produtores e artistas como um dos mais importantes equipamentos do Brasil.

Este cenário começou a ser modificado a partir de 2006 com a realização em Jaraguá do Sul do Femusc - Festival de Música de Santa Catarina. Com a doação de 17 instrumentos pela empresa Malwee, o município passou a concentrar o maior núcleo de harpas do Brasil e se tornou referência na América Latina. Deste avanço resultou a criação de circuitos para o ensino da harpa através de parcerias que possibilitam a cessão de instrumentos aos municípios de Pomerode, Timbó, Blumenau, e a entidades de outras regiões, além das aulas em Jaraguá do Sul, socializando com estudantes de todo o País a oportunidade de aprendizagem.

 (ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Geral

Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano

Ele estava internado em um  hospital particular em Goiânia há 14 dias
Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano
Ver mais de Geral