Joaçaba Pneus
Geral

Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá

Técnicos de empresa contratada pela Prefeitura precisam entrar nas propriedades particulares para cadastrar as nascentes. Secretário pede a colaboração dos proprietários pela importância do levantamento

17 Mai 2021 - 09h48Por Janici Demetrio
Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá está executando, desde dezembro de 2020, o mapeamento de todas as nascentes de área urbana do município para confirmar a localização, além de avaliar as condições ambientais e atualizar a base cartográfica municipal. Este levantamento está sendo executado pela empresa Geojá Mapas Digitais e Aerolevantamentos, de São Paulo, por meio do contrato 023/2020. O período de levantamento dos dados se estenderá até julho de 2021.

O objetivo é fazer um levantamento de 1.250 pontos, indicados como nascentes, nos mapeamentos da Prefeitura de Jaraguá do Sul, já que os dados existentes hoje são de 1998. O trabalho servirá ainda como um diagnóstico ambiental dos possíveis afloramentos, por meio de um protocolo de avaliação rápida. Os técnicos poderão, também, identificar, por meio de análise espacial, as nascentes descaracterizadas e preservadas, com base nas informações coletadas nas vistorias de campo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, para que o cadastro seja feito, os técnicos precisam entrar nas propriedades para localizar e fotografar as nascentes, ou para descaracterizar nascentes que, embora estejam cadastradas na base cartográfica atual, já não existem mais.

“Os técnicos, que possuem identificação, já estão visitando as propriedades. Entretanto, eles têm relatado a dificuldade de adentrar algumas propriedades. Por isso, nós ressaltamos a importância desse levantamento e pedimos a colaboração dos munícipes”, afirma Bertoldi.

Os dados coletados auxiliarão na gestão adequada dos recursos hídricos do município. O mapeamento contribui na análise de processos da Prefeitura, manifestações técnicas, planejamento municipal e na elaboração de novos projetos ambientais. O secretário destaca que, em caso de dúvida, os munícipes podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo pelos telefones 2106-8033, 2106-8150, 2106-8028, com Geomir. 
 

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral