Imobiliária Coralli
Doação

Equipe faz captação múltipla de órgãos no Hospital Jaraguá

25 Fev 2017 - 13h47
Equipe faz captação múltipla de órgãos no Hospital Jaraguá -
Uma captação múltipla de órgãos foi realizada neste sábado, 25, no Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul. A doadora é uma mulher de 46 anos que sofreu uma parada cardíaca e um AVC.

A paciente de Joinville, estava na UTI desde o dia 17 e teve morte cerebral confirmada. Foram retirados os rins, fígado, e as córneas. Este foi o primeiro procedimento da história do Hospital Jaraguá

A equipe do Centro de Captação de Órgãos e Tecidos do Estado foi a responsável pelo transporte dos órgãos para Joinville.

Para o médico cirurgião cardíaco, Thales Baggio, que é o responsável pela Comissão de Captação de Órgãos Tecidos do Hospital Jaraguá, apesar da dor da perda, a doação de órgãos é gesto de amor que alivia sofrimento e salva vidas.

Quem já passou pelo drama de precisar de um transplante de órgão  ou contar com alguém querido nesta situação  certamente sabe da importância de ser um doador. No entanto, esta não é a realidade da maioria das famílias, que ainda relutam em viabilizar o procedimento, se recusando a doar os órgãos do ente que se foi. São inúmeros os fatores que levam a esta decisão, mas nenhuma delas se sobrepõe à oportunidade de oferecer ao próximo a chance de viver com qualidade. Desta forma, ações que fomentam este gesto nobre devem se fazer cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

50% das famílias se recusam a doar os órgãos de parentes falecidos no Brasil. Apesar das inúmeras campanhas de incentivo à doação de órgãos, dados de uma pesquisa realizada com 1.736 famílias feita pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que o brasileiro ainda reluta em deixar os órgãos de seus parentes mortos serem doados, embora o número de doadores efetivos tenha aumentado nos últimos anos.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Lodo no rio Bracinho prejudica abastecimento de água em Schroeder

O fato ocorreu devido a manutenção em uma comporta da barragem do Primeiro Salto da Usina Bracinho. Segundo a Celesc, ao perceber a vasão do material, os trabalhos foram suspensos
Lodo no rio Bracinho prejudica abastecimento de água em Schroeder
Saúde

Campanha da Multivacinação segue até o dia 30 de outubro

Em Corupá, 65% das crianças se vacinaram contra a Poliomielite
Campanha da Multivacinação segue até o dia 30 de outubro
Saúde

Governador de SC participa de webconferência com ministro da Saúde sobre vacinas contra Covid-19

O ministro afirmou que o Brasil terá vacinas seguras, todas registradas pela Anvisa
Governador de SC participa de webconferência com ministro da Saúde sobre vacinas contra Covid-19
Santa Catarina

Santa Catarina aumenta o número de certificações no Programa Bandeira Azul

O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental
Santa Catarina aumenta o número de certificações no Programa Bandeira Azul
Ver mais de Geral