Séculus
Clima

Epagri-Ciram prevê chuva acima da média em fevereiro

27 Jan 2016 - 10h36

O mês deve seguir o padrão característico de verão, com pancadas de chuva mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento da tarde. Nos meses de março e abril a previsão é de chuva acima da média para todas as regiões, sobretudo no Oeste.


Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, com média mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm.

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência à região Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

Em relação à temperatura, a previsão é de temperatura próxima ou acima da média climatológica, no trimestre. Especialmente as temperaturas mínimas, que ocorrem no período noturno e início da manhã, estarão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período.

Em fevereiro e primeira quinzena de março com o regime de verão estabelecido, o calor deve predominar em períodos mais prolongados e não se descarta a possibilidade de uma ou outra onda de calor. No fim de março e em abril começam

a chegar as primeiras massas de ar frio, porém neste início de outono não há previsão de frio intenso, devido à influência do El Niño.


Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno.

Chuva e ventos fortes causaram estragos em Santa Catarina na tarde desta terça-feira (26). Chapecó, foi a que teve mais danos. Lá, a Defesa Civil registrou destelhamentos e quedas de árvore. A parte Sul da cidade foi a mais atingida. Na região Norte, Joinville teve granizo. Nesta edição mais informações, inclusive que os estragos ocorridos em Jaraguá e microrregião.

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (27) no Estado.[jwplayer mediaid="255965"]

 ROGÉRIO TALLINI

GNet

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli anuncia R$ 100 milhões de investimentos em mais 40 obras

Boa parte das obras já têm projetos prontos, elaborados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Amvali e de uma empresa de engenharia contratada
Lunelli anuncia R$ 100 milhões de investimentos em mais 40 obras
Geral

Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga

Ele escreveu obras clássicas da TV, como Dancin' Days
Morre no Rio, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga
Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Ver mais de Geral