transito
Clima

Epagri-Ciram prevê chuva acima da média em fevereiro

27 Jan 2016 - 10h36

O mês deve seguir o padrão característico de verão, com pancadas de chuva mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento da tarde. Nos meses de março e abril a previsão é de chuva acima da média para todas as regiões, sobretudo no Oeste.


Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, com média mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm.

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência à região Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

Em relação à temperatura, a previsão é de temperatura próxima ou acima da média climatológica, no trimestre. Especialmente as temperaturas mínimas, que ocorrem no período noturno e início da manhã, estarão mais elevadas em relação ao que seria esperado para o período.

Em fevereiro e primeira quinzena de março com o regime de verão estabelecido, o calor deve predominar em períodos mais prolongados e não se descarta a possibilidade de uma ou outra onda de calor. No fim de março e em abril começam

a chegar as primeiras massas de ar frio, porém neste início de outono não há previsão de frio intenso, devido à influência do El Niño.


Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno.

Chuva e ventos fortes causaram estragos em Santa Catarina na tarde desta terça-feira (26). Chapecó, foi a que teve mais danos. Lá, a Defesa Civil registrou destelhamentos e quedas de árvore. A parte Sul da cidade foi a mais atingida. Na região Norte, Joinville teve granizo. Nesta edição mais informações, inclusive que os estragos ocorridos em Jaraguá e microrregião.

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (27) no Estado.[jwplayer mediaid="255965"]

 ROGÉRIO TALLINI

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Ver mais de Geral