Joaçaba Pneus
Geral

"Ensine seu filho que a polícia não prende criança": Sheila ingressou na PM em 2013

Na reportagem especial do Dia das Mães, as "Mulheres da Segurança" falam das alegrias e desafios da maternidade

09 Mai 2021 - 09h04Por Gabriel Junior
"Ensine seu filho que a polícia não prende criança": Sheila ingressou na PM em 2013  -

Entre as diversas situações que se depara diariamente em razão da profissão, tem uma que causa um desconforto na soldado, que é quando as crianças temem se aproximar dos policiais. 

Um dos maiores desafios das mães é conciliar a carreira com a maternidade, já que ambas demandam dedicação. Os filhos estão no topo das prioridades e, por isso, elas se desdobram para abraçar todos os papéis da mulher em sociedade. 

Na reportagem especial do Dia das Mães, as “Mulheres da Segurança” falam das alegrias e desafios da maternidade.

A soldado Sheila Maria dos Anjos ingressou na Polícia Militar em 2013, através de concurso público em que, após cumpridas todas as etapas, deu início à formação de soldados, em Rio do Sul, com uma turma de 27 mulheres. O curso teve duração de aproximadamente 10 meses.

Depois, foi efetivada na PM em Timbó e, por residir em Jaraguá do Sul, logo conseguiu transferência para Pomerode, cidade mais próxima.

“Após o nascimento do meu filho, a distância entre morar numa cidade e trabalhar em outra, acabou dificultando um pouco, então, consegui vir trabalhar em Jaraguá do Sul, no 14º Batalhão”, comenta a soldado Sheila.

Conciliar a vida profissional com a maternidade, para Sheila, não é fácil. No entanto, como mãe, ela garante que sempre dá um jeitinho de desempenhar ambos os papeis da melhor maneira possível. 

“Atualmente eu trabalho na função de radiopatrulha – viaturas que trabalham diariamente nas ruas no atendimento de ocorrências. O meu esposo trabalha em uma empresa num horário fixo e o meu filho, nos dias em que a gente está trabalhando, como eu trabalho por escala, ele vai para a creche”, explica.

João Paulo, de 2 anos e meio, ainda não compreende muitas coisas. Mesmo assim, a mãe procura dialogar e mostrar a importância de sua profissão, para que ele entenda o que ela faz. Para o futuro do pequeno, Sheila deseja o mesmo que almeja hoje: felicidade e saúde. Em relação à profissão, ela vai apoiá-lo e orientá-lo, mas garante que a escolha será de João.

Entre as diversas situações que se depara diariamente em razão da profissão, tem uma que causa um desconforto na soldado, que é quando as crianças temem se aproximar dos policiais. Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas ela procura se aproximar da criança e explicar o que a polícia faz, para que ela perca o medo do policial militar.

“Tem uma frase que sempre digo: Ensine seu filho que a polícia não prende criança, muito menos assusta, a polícia protege”, enfatiza.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Para Sheila, as ocorrências que envolvem família, crianças, mãe e filho, acabam marcando. Mesmo assim, busca sempre manter o autocontrole, dominando as emoções e os impulsos decorrentes dessas emoções para cumprir a missão.

Às mães e futuras mamães, a soldado Scheila deixa uma mensagem que aprendeu com a própria mãe. 

“Ser mãe é uma missão de muita responsabilidade. A partir do momento que você se torna mãe, o seu filho se torna prioridade em tudo, mas posso dizer que você sempre dá o melhor de si, sem nunca esperar nada em troca. Mãe de barriga, mãe de vida, mãe desde sempre ou escolhida, os tipos mudam, mas o amor não. Um feliz Dia das Mães para todas as mamães”, conclui.

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral