dengue
Fiesc

Energia, inovação e internacionalização estão no foco das indústrias do Oeste, constata FIESC

24 Out 2018 - 20h30

A preocupação dos industriais com problemas de abastecimento de energia e os esforços das empresas em modernizar seus processos produtivos e apostar em estratégias voltadas à inovação foram constatados pelo presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e pela diretoria da entidade durante reuniões com industriais e representantes de sindicatos do setor em visitas a empresas do Oeste catarinense. O comando da FIESC foi transferido à região durante esta semana para aproximar a entidade cada vez mais dos empresários do setor e buscar subsídios para as ações da entidade. Nesta quarta-feira, a agenda é de compromissos em Pinhalzinho, Campo Erê, São Carlos e Chapecó.

“Ouvimos relatos preocupantes sobre problemas de confiabilidade no abastecimento de energia, com interrupções severas e frequentes, que trazem desafios a companhias de setores como o de alimentos”, relata Aguiar. “Ainda assim, estamos motivados com a disposição dos industriais da região, que apesar dos obstáculos de infraestrutura que dificultam o acesso a matérias-primas e o escoamento da produção, estão focados na inovação”, acrescentou. Aguiar e os diretores executivos das entidades da FIESC ficaram impressionados com indústrias que estão na vanguarda da inovação, avançando na direção da Indústria 4.0.

Nos encontros, as indústrias do Oeste apontaram a necessidade de apoio na área de comércio exterior, para formatação de negócios e prospecção de mercado, certificações internacionais e análise e monitoramento de padrões de mercado. Destacaram a necessidade de suporte para digitalização de processos industriais nos segmentos de alimentos e metalmecânico, além de auxílio em processos de certificações de qualidade, de segurança e de gestão ambiental.

O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou que as visitas dessa semana são para ouvir as necessidades e compartilhar soluções. “A vice-presidência compreende 57 municípios e precisamos de dirigentes que nos defendam e nos ajudem a sermos cada vez mais competitivos”, disse.

Para o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço (Acislo), Marcio Nierotka, a aproximação da FIESC com as entidades é importante para o desenvolvimento. “Tanto a FIESC quanto a Acislo atuam em prol da classe empresarial. São Lourenço do Oeste está vivendo um momento com investimentos empresariais representativos que demandam apoio para capacitar pessoas, se fortalecerem e gerar empregos”, disse ele durante encontro na noite desta terça-feira.

Programação – Desde segunda-feira quando se iniciou a agenda pelo Oeste, a diretoria já esteve com lideranças industriais e representantes de sindicatos do setor em Chapecó, Concórdia, Xanxerê e São Lourenço do Oeste. Entre as empresas visitadas estiveram a Zametal, IACC Pré-moldados, Vantec, Parati/Kellogg's, Nutrisul/Caseredo, Zagonel, as associações empresariais de São Lourenço e Pinhalzinho e unidades de SESI e SENAI. Nesta quarta-feira (24), os dirigentes visitaram em Campo Erê o Grupo Dass; em Pinhalzinho foram à unidade do SESI, à Serpil e à Associação Empresarial (ACIP). Em São Carlos, conheceram a indústria Ogochi. Na noite desta quarta-feira, a comitiva estará em Chapecó para participar do Circuito Santa Catarina de Fomento para Inovação, iniciativa do IEL/SC.

Nesta quinta-feira (25), pela manhã, estão programadas visitas às indústrias Apti Alimentos e Aurora, em Chapecó. Ao meio-dia, FIESC, ACIC e CEC promoverão o 1º Diálogo Empresarial, reunindo empresários e lideranças regionais para debater as deficiências na infraestrutura do oeste, com foco nas rodovias. À tarde, prosseguem visitas às campanhias: Rotoline, SESI São Cristóvão e SENAI Chapecó. Às 19 horas, FIESC e Unoesc promovem, na sede da universidade a palestra “O que vai ser do Brasil? Política e economia no próximo mandato”, com o doutor em ciência política Rafael Cortez. O ingresso será um quilo de alimento não perecível. Cortez é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e analista político sênior na Tendências Consultoria Integrada. (Confirmação de presença pode ser feita no link https://goo.gl/MhNpni. Informações: (49) 3321-7460 ou e-mail soeli-fachi@fiesc.com.br).

A jornada de trabalho será concluída nesta sexta-feira (26), com encontro da diretoria da FIESC e reunião de avaliação.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses

Novas funcionalidades devem ser lançadas no segundo semestre
Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses
Geral

Insannis Fest ocorre no domingo com show gratuito de Gabriel Pensador, em Jaraguá do Sul

O evento terá food trucks, chopp Stannis, comidas e brincadeiras típicas, pet friendly e copo do evento
Insannis Fest ocorre no domingo com show gratuito de Gabriel Pensador, em Jaraguá do Sul
Geral

Voluntários de Jaraguá do Sul seguem com inscrições para projeto Bombeiro em Ação

Ao todo, são 60 vagas disponíveis para adolescentes de 15 a 17 anos.
Voluntários de Jaraguá do Sul seguem com inscrições para projeto Bombeiro em Ação
Ver mais de Geral