GERAL

Enel afirma ter enviado esclarecimentos ao Procon sobre falta de luz em SP

02 Mar 2019 - 00h27Por Renato Carvalho e Luciana Collet

A Enel Distribuição São Paulo afirma, por meio de nota, que enviou os esclarecimentos solicitados pela Fundação Procon-SP sobre os períodos de falta de energia em sua área de concessão após chuvas. Sobre a demanda do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a companhia afirma que não foi notificada.

Segundo a Enel, com o temporal da última terça-feira, ventos de até 88 km/h foram registrados na área de concessão da distribuidora e mais de 600 árvores caíram na região metropolitana de São Paulo. "A companhia normalizou o fornecimento de energia para praticamente todos os consumidores que tiveram o serviço afetado com esse temporal. Após 16 horas da tempestade, 56% dos clientes impactados tiveram o fornecimentos normalizado", diz a Enel.

Ainda de acordo com a companhia, o clima no mês de fevereiro fez com que o número de ocorrências na rede elétrica fosse 80% superior em relação ao mesmo mês do ano passado. "Para agilizar o atendimento, a Enel Distribuição São Paulo ampliou em cinco vezes o número de equipes trabalhando nas ruas está semana e duplicou os atendentes do call center".

O Idec informou ter notificado nesta sexta-feira, 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Enel São Paulo sobre as seguidas e falhas de distribuição de energia na cidade de São Paulo ocorridas neste ano. A entidade salienta que foi a terceira vez no ano que enviou notificações para as instituições.

Desta vez, a notificação está relacionada à ocorrência da última quarta-feira, 27 de fevereiro, quando bairros ficaram mais de 30 horas sem energia elétrica e os consumidores enfrentaram falhas no atendimento. As outras ocorrências citadas foram em 11 de janeiro, quando uma série de explosões e incêndios atingiu cabos de transmissão na solar na zona sul da capital paulista, e no dia 31 de janeiro, quando houve um apagão na zona leste da cidade de São Paulo e em algumas regiões do ABC, prejudicando um milhão de consumidores.

Já o Procon cobrou informações sobre a média mensal e diária da suspensão ou corte de fornecimento de energia elétrica na capital; quais os motivos da falta do fornecimento de energia e quais ações foram tomadas para reduzir esse número; qual a política adotada nos casos de pedido de indenização feita por consumidores que sofreram danos materiais em decorrência da falha no serviço de fornecimento; quais áreas sofreram suspensão de fornecimento dos serviços nos últimos cinco dias, quanto tempo durou e se medidas preventivas poderiam ter sido adotadas.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral