Encontro Brasil-Alemanha

Encontro Brasil-Alemanha abre com público de 1.200 pessoas

21 Set 2015 - 18h11

Autoridades dos dois países destacaram evento como uma oportunidade de estreitar os laços e fortalecer as parcerias. O encontro prossegue nesta segunda e terça-feira (22), com painéis, fóruns e rodadas de negócios bilaterais.


Com o tema “Cooperação para Superar Desafios”, a sessão de abertura do EEBA 2015 foi uma oportunidade para representantes dos dois países abordarem temas em evidência na macroeconomia mundial, suas deficiências e oportunidades. A colonização alemã em Santa Catarina, a reestruturação da economia brasileira e as possibilidades de negócios permearam os discursos das autoridades presentes.

O  vice-ministro de Economia e Energia da Alemanha, Matthias Machnig, destacou três assuntos que considerou indispensáveis nas abordagens do encontro: “A digitalização da economia, que vai proporcionar saltos em inovação; a política energética, onde o futuro nos mostra alternativas renováveis e a qualificação da mão-de-obra, cujo modelo dual alemão pode contribuir para novas experiências”, citou.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) Glauco José Cortes, citou a importância do evento no cenário econômico do Estado e do País. “É estratégico  para fortalecer as relações e para o estreitamento das negociações industriais e comerciais”, disse.

O prefeito da maior cidade catarinense destacou a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a busca de fontes de energia renováveis como temas a serem abordados e discutidos durante as negociações. “Recebemos o encontro como uma chance de superar desafios”, disse o prefeito Udo Döhler.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade promotora do evento, Brasil e Alemanha devem se unir e iniciar, ainda este ano, as negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. A troca de ofertas de bens, serviços e investimentos entre Mercosul e UE é importante para aumentar a competitividade da indústria brasileira e fortalecer as relações econômicas entre os dois países.

“O momento é próprio para a busca de alternativas nas parcerias econômicas e para a discussão assuntos importantes, como uma solução para a bitributação existente hoje no comércio entre os países”, disse Armando Monteiro, Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


O governador Raimundo Colombo fez questão de exaltar a colonização alemã em Santa Catarina como elemento essencial no progresso e sucesso da economia locais. “Principalmente na educação e no empreendedorismo tivemos modelos que deram certo graças à colonização alemã”, afirmou.

Visita rural

Enquanto ocorria a abertura do Encontro na Expoville, outro grupo de alemães, liderados pelo vice-ministro da Agricultura da Alemanha, Robert Kloos, realizava visitas a setores agrícolas em Pirabeiraba. O grupo foi recepcionado pelo presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet e pelo gerente regional da Epagri, Onévio Zabot.

No roteiro, os alemães conheceram a estrutura da Fundação 25 de Julho, da Epagri e da Cidasc, e conversaram sobre temas voltados à agricultura. No final da visita estiveram na Sociedade Rio da Prata e os clubes que praticam tiro alvo e tiro seta no local.

Fonte: PMJ

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral