CMG - Setembro
Geral

Empresa transforma lixo oceânico em combustível

A meta da empresa é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia

31 Ago 2019 - 06h00Por Da Redação
O recém-produzido WastX Plastic - Crédito: DPAO recém-produzido WastX Plastic - Crédito: DPA

Uma empresa alemã criou um sistema que transforma grande quantidade de resíduos marinhos para produzir combustível. Por meio do sistema desenvolvido pela Biofabrik, um quilo de resíduos plásticos é convertido em um litro de combustível e cada litro de combustível fornece aproximadamente 3,5 kWh de eletricidade.

Tudo é feito num contêiner cinza: o sistema tem uma dúzia de tubos, contêineres menores e muita tecnologia e um processo conhecido como pirólise, a decomposição pelo calor. O produto gerado, chamado WastX Plastic, pode ser usado em geradores ou turbinas ou mesmo convertido em eletricidade. “Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery, localizada em Rossendorf, perto de Dresden. 

O fundador da Biofabrik White Refinery, Oliver Riedel - Fot: DPA

Após seis anos de testes rigorosos, a startup está finalmente lançando sua tecnologia, totalmente automatizada e capaz de reciclar plásticos que não eram possíveis antes.

Produção

Com a fábrica em Dresden, a produção começará em breve e a meta da empresa é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia. Compostos de resíduos plásticos se decompõem devido a altas temperaturas e eventualmente se tornam combustíveis líquidos ou gasosos.

É difícil determinar exatamente quantos milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito, até 2050 a quantidade de plástico pode ser maior que a dos peixes.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras

A ideia surgiu depois da chegada de dois alunos surdos à turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arnaldo Grin
Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras
Geral

Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar

O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível
Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar
Santa Catarina

IMA define cronograma de ações para recuperar área queimada no Parque da Serra do Tabuleiro

Além disso, também está programada a continuidade do trabalho de retiradas de pinus do Parque, principalmente, da região atingida pelo fogo
IMA define cronograma de ações para recuperar área queimada no Parque da Serra do Tabuleiro
Brasil

Valor da produção florestal no Brasil atinge R$ 20,6 bilhões

Aumento de 8% na comparação com o ano anterior
Valor da produção florestal no Brasil atinge R$ 20,6 bilhões
Ver mais de Geral