Jaraguá do Sul

Em três anos 475 animais silvestres são resgatados pela Fujama de Jaraguá do Sul

De acordo com Christian Lempek, os animais mais resgatados são gambás e serpentes dormideiras

12 Jun 2019 - 12h10Por Camila Silveira Rosa

Ao ver um animal, especialmente os mais fofinhos como um tamanduá, cachorro do mato ou um tucano, por exemplo, o instinto natural do ser humano é passar a mão para fazer carinho. Mas isso não é uma prática recomendada. O ideal é ligar para a Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul (Fujama), para que os biólogos possam fazer o resgate desses animais e fazer os devidos encaminhamentos.

Em três anos, foram atendidos 475 animais silvestres pelo programa de Resgate da Fauna da Fujama e, para o coordenador do programa e chefe de Educação Ambiental, Christian Lempek, isso é motivo de orgulho.

Lempek comenta que após receber a ligação, seja por meio do telefone de prefeitura ou direto da fundação, a equipe vai até o local, resgata o animal e faz uma avaliação para saber se ele está apto para ser solto um dos dez pontos de mata espalhados pela cidade ou se precisa ir ao veterinário.

Entre os resgates que já fez, dois lhe chamaram mais atenção. O primeiro foi de um tucano que, ao chegar no local, encontrou a família chorando e, o segundo foi o resgate de um macaco bugio.

De acordo com ele, os animais mais resgatados são gambás e serpentes dormideiras. As serpentes dormideiras são inofensivas, pois não possuem veneno. Elas se alimentam de lesmas e são facilmente encontradas em hortas ou locais úmidos. Lempek comenta que não há necessidade de matar a cobra.

Então, ao encontrar em algum animal silvestre, basta ligar para a Fujama no telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. À noite ou nos fins de semana, o resgate é feito pelos Bombeiros Voluntários no telefone (47) 2106-1025.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral