dengue
Geral

Em propaganda, PT vincula mortes no campo a governador do PSDB

14 Jun 2011 - 11h30

O PT veiculou uma campanha de rádio e TV que relaciona casos de violência no campo ocorridos no Pará com o atual governador do Estado, Simão Jatene (PSDB).


A propaganda partidária, que foi ar na última sexta-feira (10), cita episódios que tiveram repercussão internacional, como o assassinato
do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, ocorrido há três semanas na zona rural de Nova Ipixuna, no sudeste paraense.

Simão Jatene assumiu o Estado em 2011, após vencer nas urnas a petista Ana Júlia Carepa, que tentou sem sucesso a reeleição. Ele era governador em 2005, quando a missionária Dorothy Stang foi assassinada em Anapu, e era vice em 1996, durante o massacre de Eldorado do Carajás, no qual 19 sem-terra morreram em confronto com a polícia.

A propaganda do PT relaciona os dois episódios à recente morte do casal. Todos ocorreram na mesma região.

Na citação de cada caso, repete-se o nome de Jatene --na TV, com direito a imagens que simulam sangue escorrendo pela tela. No fim da propaganda, o locutor questiona: "Coincidência ou insegurança?".

À Folha, o presidente do Diretório Estadual do PT, José Batista, disse que não considera "coincidência". "Porque madeireiros e latifundiários truculentos sentem-se mais à vontade no governo do PSDB, por estarem ligados a pessoas do partido", afirmou.


Para Batista, as mortes são causadas pelo jeito tucano de governar, "que tem como prioridade o grande produtor".

O governo estadual diz que atribuir as mortes na zona rural a um partido específico não faz sentido. E aponta que os conflitos agrários estão ligados a questões mais complexas e que no governo Ana Júlia sequer foram abertos inquéritos em algumas mortes. Ao longo do mandato da petista (2007-2010), o Pará teve 54 assassinatos no campo, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul alerta para tentativa de golpe em nome da Secretaria da Fazenda

Empresa recebeu via aplicativo de mensagens um boleto de cobrança de taxa municipal. A Prefeitura não utiliza esta forma de contato para cobranças
Prefeitura de Jaraguá do Sul alerta para tentativa de golpe em nome da Secretaria da Fazenda
Saúde

Coqueluche volta a preocupar o mundo

Número de casos aumenta no Brasil e em 17 países europeus
Coqueluche volta a preocupar o mundo
Geral

Orquestra Filarmônica SCAR apresenta concerto "Retratos" com participação de Cármelo de los Santos

O concerto acontece neste sábado (22), às 20 horas, no Grande Teatro da SCAR. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site da TicketCenter ou na bilheteria do Centro Cultural
Orquestra Filarmônica SCAR apresenta concerto "Retratos" com participação de Cármelo de los Santos
Geral

Instalados os pontilhões de concreto no Morro das Antenas

Foram colocadas estruturas de concreto que oferecem mais segurança para quem transita pelo local
Instalados os pontilhões de concreto no Morro das Antenas
Ver mais de Geral