Geral

Em parceria com indústrias, SENAI restaurou 61 respiradores em SC

Estimativas indicam que a iniciativa pode salvar mais de 600 pacientes e proporcionou economia de R$1,4 milhão para o sistema de saúde

21 Jul 2020 - 08h30Por Da Redação

A iniciativa Mais Manutenção de Respiradores, uma ação de enfrentamento do novo coronavírus desenvolvida em âmbito nacional pelos Institutos SENAI de Inovação teve, em Santa Catarina, o conserto de 61 aparelhos, utilizados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). A estimativa é que eles salvem de 600 a 1,2 mil vidas. Além disso, representam economia de R$ 1,4 milhão, valor que seria necessário para a aquisição de novos equipamentos. A atividade está sendo interrompida, dada a inexistência de novas demandas, mas poderá ser retomada caso surja necessidade. Uma live na tarde desta segunda-feira (20) congregou as empresas parceiras no projeto.

“Este projeto nos mostra a importância dessa união de forças, que foi fundamental para que pudéssemos recuperar os respiradores”, afirmou, no evento online, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, referindo-se às parcerias da Associação Catarinense de Medicina (ACM), GM, BMW, Whirlpool, Nidec Global Appliance (detentora da marca Embraco) e SLS Hospitalar, além do Aeroclube de Santa Catarina. Ele lembrou que a pandemia mostrou a deficiência da quantidade desses equipamentos na rede hospitalar e o trabalho realizado em conjunto demonstrou mais uma vez o espírito colaborativo do industrial catarinense e brasileiro. “Este foi mais um passo desta parceria tão consolidada entre o Sistema FIESC, por meio de suas casas e a indústria brasileira no sentido de buscar a excelência e a união para vencer as crises”, acrescentou Aguiar.

“A SLS é uma testemunha ocular do serviço que foi desenvolvido pelo SENAI e a gente já viu estes equipamentos lá nos hospitais, já estão fazendo a diferença nos hospitais; a iniciativa teve resultados muito positivos e a gente vê isso em funcionamento, salvando vidas efetivamente”, disse Alisson Cesar Fernandes, engenheiro clínico da SLS Hospitalar, empresa especializada em manutenção de equipamentos hospitalares.

O médico Ademar José de Oliveira Paes Júnior, presidente da Associação Catarinense de Medicina, disse que “esse foi um dos projetos mais fantásticos do qual a entidade participou em 84 anos de existência, com maior impacto direto, salvando vidas e pessoas”. Ele salientou que no enfrentamento da pandemia não existem medicamento, vacina ou testes baratos. “Nos resta garantir uma infraestrutura para os casos que compliquem”, destacou.

“Quero reconhecer a iniciativa da FIESC e do SENAI em conciliar e agregar de maneira quase espontânea empresas diferentes para uma causa comum; o grande benefício foi a rapidez do engajamento e a velocidade de reação”, afirmou José Lainor Driessen, vice-presidente da Nidec, empresa detentora da marca Embraco.  

Os depoimentos dos dirigentes das empresas parceiras versaram sobre a importância da união das empresas, muitas delas concorrentes. Também participaram Marina Willisch, vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação da GM; Mathias Hofmann, diretor geral da BMW – planta Araquari; João Carlos Brega, presidente da Whirlpool América Latina e vice-presidente da Whirlpool Corporation.
 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral