transito
Guia do Eleitor

Guia do Eleitor

08 Jul 2014 - 10h59

Com uma tiragem de 30 mil exemplares, o Guia também será impresso e deve ser distribuído nos cartórios até o final deste mês. A publicação é elaborada pela Coordenadoria de Gestão da Informação, com base na missão institucional do TRE-SC de promover a conscientização política e difundir conceitos relacionados ao exercício da cidadania. A cartilha foi organizada em dois grandes tópicos: "Conhecendo o Nosso Sistema Eleitoral" e "Exercendo a Cidadania".


A primeira parte apresenta os principais institutos do nosso sistema eleitoral, com os respectivos conceitos e definições. Já a segunda parte, mais objetiva, tem a finalidade de dirimir eventuais dúvidas do eleitor sobre o alistamento eleitoral e o exercício do voto. Espera-se que o Guia do Eleitor continue a ser utilizado não apenas para fomentar a conscientização política como, também, para fins didáticos na rede de ensino fundamental, contribuindo, na medida do possível, para a formação dos futuros eleitores.

Após um período de licença médica, o desembargador Vanderlei Romer reassumiu nesta segunda-feira (7) a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O foco do magistrado, a partir de agora, estará voltado exclusivamente aos trabalhos da Justiça Eleitoral. O desembargador Romer disse estar satisfeito com o retorno, principalmente por conta de sua plena recuperação de saúde e fez questão de destacar que o TRE-SC continua firme em sua missão de garantir a liberdade e a vontade do eleitor, princípio máximo da democracia.


O combate à corrupção e fiscalização de candidatos e partidos também será feito de forma rigorosa. Ainda em junho o Tribunal lançou a campanha “Sou Cidadão: digo não à corrupção”, que busca envolver entidades públicas e privadas na luta contra a corrupção e pela transparência no financiamento e gastos de campanha.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral