Geral

Eleições 2012 - Notas da jornalista Patrícia Moraes dia 9

10 Ago 2012 - 19h00

GUARAMIRIM - Nota divulgada pela advogada Katherine Schreiner, que defendeu Nilson Bylaardt (PMDB) no caso dos cheques sem fundos e compras sem licitação quando ele era gestor do hospital municipal, garante que o prefeito de Guaramirim não se enquadra em nenhum dos requisitos da Lei da Ficha Limpa e, por isso, está confirmado na disputa de outubro. A profissional também mandou um recado bem claro para a oposição: quem insistir em divulgar mentiras será acionado judicialmente.


NATÁLIA FICA - Decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina arquivou ação movida pelo suplente Cláudio Piotto, que requeria o mandato da vereadora Natália Petry, que no ano passado deixou o PSB e filiou-se ao PMDB, em meio à mudança na sua antiga sigla, que passou a ser aliada ao PSD, inclusive cedendo o candidato a vice à prefeita Cecília Konell. Natália comemorou a decisão. A vereadora vai buscar a reeleição no pleito de outubro.

ESPAÇO NO GOVERNO - Aos que estranharam a coligação envolvendo o ex-prefeito Moacir Bertoldi e o ex-deputado Vicente Caropreso, que foram concorrentes nas eleições de 2004, as conversas entre os dois, que são médicos, começaram há pelo menos dois anos entre os corredores do hospital em dias de longos plantões. E Moacir já deixa bem claro que em caso de vitória, Caropreso terá espaço no governo e apoio irrestrito para buscar uma vaga de deputado, ou na Câmara Federal, ou na Assembleia Legislativa.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA - E as eleições, além de esquentar os ânimos entre os vereadores, também têm gerado um impasse na presidência. A expectativa era de o tucano Ademar Winter renunciasse ao cargo entre junho e julho. Porém, ainda não há certeza quanto ao gesto combinado ainda em dezembro de 2011 quando houve mudança na Mesa Diretora. O acorde era de que Winter entregaria a cadeira para eleição do petista Francisco Alves. Porém, como os dois estão em lados opostos nestas eleições, há interferência dos próprios partidos.

ESQUENTANDO - Faltando 59 dias para as eleições de outubro que vão escolher prefeito, vice e vereadores em todas as cidades brasileiras, a campanha eleitoral começa a ganhar força. Nas ruas, já se vê placas de candidatos e muitos carros adesivados. E, para o coordenador de campanha da Coligação Nova Jaraguá, de Dieter Janssen, Ademir Izidoro, é nesse período que a disputa começa a ganhar forma e que a agenda dos candidatos vai ficando cada vez mais apertada.

COMPROMISSOS - Presidente do PSD, Carione Pavanello, da coligação O Povo Novamente, que tem como candidata á reeleição Cecília Konell, diz que a campanha segue tranquila com boa receptividade entre a população. Segundo ele, a ordem é fazer uma disputa propositiva, sem ataques, mas com respostas ao que for necessário. E a correria é grande, a agenda da candidata para o fim de semana, já divulgada pela assessoria, tem nada menos que 11 compromissos.


AGITO - Juliano Nora, que coordena a coligação Jaraguá quer mais, do ex-prefeito Moacir Bertoldi, avalia que agora os contatos começam a ser intensificados. Também afirma que os compromissos estão sendo priorizados em uma agenda conjunta entre os candidatos a proporcional e majoritária e diz que o trabalho de voluntários tem ajudado bastante o grupo. Agora, garante, a correria será maior, afinal, 1/3 da campanha já se foi.

FERRAMENTAS - O uso da internet nas eleições cresce a cada dia, com a participação dos candidatos e simpatizantes. Porém, é preciso observar o que diz a legislação, que tem o objetivo de evitar abusos para que o internauta não se sinta invadido por pedidos de voto durante a campanha. Entre as regras, desde o dia 6 de julho, os candidatos podem fazer propaganda em suas páginas oficiais, de partidos ou coligações, além de usar blogs e redes sociais, desde que o conteúdo gerado seja feito pelo próprio candidato ou pelos responsáveis por sua campanha. Além disso, a lei proíbe que e-mails e recados em redes sociais sejam enviados para pessoas que não autorizaram seu recebimento. Qualquer tipo de propaganda paga é proibida, o que inclui a venda de listas de endereços eletrônicos para envio de mala direta.

(PATRICIA MORAES)

Matérias Relacionadas

Geral

Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha

Grande explosão na capital do Líbano deixou pelo menos dez mortos
Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha
Guaramirim

Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus

O município já realizou 2993 testes, sendo 2190 descartados e 793 positivos para a doença
Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus
Jaraguá do Sul

Rua Uruguai interditada parcialmente a partir desta quarta-feira

A interdição ocorre devido a parada de caminhão para concretagem de laje e pilares em obras no Condomínio Residencial Carbon localizado naquela via
Geral

Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus

A engenheira sanitarista e gerente de Resíduos Sólidos, Morgana Decker, explica que a principal recomendação para as pessoas que estão com covid-19 é descartar todos os resíduos no lixo comum, evitando a separação dos recicláveis pelo menos no período em
Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus
Ver mais de Geral