Geral

Eleição para presidente do Senado poderá ter candidato alternativo

29 Jan 2013 - 18h49

A provável indicação pelo PMDB do nome do atual líder no Senado, Renan Calheiros (AL), para a presidir a Casa nos próximos dois anos, deve resultar no lançamento de um candidato alternativo para disputar o cargo na sexta-feira (1). Os senadores peemedebistas se reúnem até quinta-feira para homologar o nome de Renan Calheiros ou definir outro, uma vez que tem a prerrogativa da indicação por ter a maior bancada.


Amanhã (30), haverá uma reunião entre os parlamentares Pedro Taques (PDT-MT), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e João Capiberibe (PSB-AP) para tratar do assunto. Taques disse hoje (29) que colocou seu nome ao grupo para disputar a Presidência do Senado, caso o nome indicado pelo PMDB seja Renan Calheiros.

No dia 15, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan Calheiros ao Supremo Tribunal Federal (STF). Investigação do Ministério Público, em 2007, concluiu que o senador teria apresentado notas frias para justificar seu patrimônio. Na época, Renan ocupava a presidência da Casa e renunciou ao cargo.

"Independentemente de qualquer nome, o Senado precisa de renovação", defendeu Pedro Taques. Na quinta-feira, ele tentará convencer a bancada de seu partido a aderir ao seu nome, caso saia como candidato avulso. "O PDT tem que saber o que quer, se vai ficar vivendo do passado ou olhar para o futuro", ressaltou ele.

Caso a candidatura do pedetista se concretize, a bancada de 11 senadores do PSDB estudará apoio ao parlamentar. O líder do partido, Álvaro Dias (PR), defende uma candidatura alternativa, no caso, a de Pedro Taques.


Renan Calheiros tem evitado qualquer declaração pública e trabalhado nos bastidores para garantir o apoio da maioria dos senadores. Segundo sua assessoria, ele só dará entrevista depois da decisão da bancada.

As eleições de sexta-feira envolverão, além da presidência, a escolha de outros dez nomes para compor a nova Mesa Diretora. Além disso, serão escolhidos os novos presidentes e vice-presidentes de 11 comissões permanentes.

AGÊNCIA BRASIL
 

Matérias Relacionadas

Economia

Pedidos de auxílio emergencial em análise somam 11 milhões

Cerca de 2,7 milhões de brasileiros sacaram segunda parcela hoje
Pedidos de auxílio emergencial em análise somam 11 milhões
Geral

Audiência de canais de notícia cresce em março, afirma Kantar Ibope

Busca por notícias confiáveis aumentou, de acordo com levantamento
Audiência de canais de notícia cresce em março, afirma Kantar Ibope
Educação

MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo

Diretrizes definidas pelo CNE para todas as etapas de ensino
MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo
Jaraguá do Sul

Jaraguá tem 141 casos confirmados de Covid-19

Dos pacientes diagnosticados, 79 já estão recuperados
Jaraguá tem 141 casos confirmados de Covid-19
Ver mais de Geral