GERAL
Eleição e convites de Doria fazem Bruno Covas mudar secretariado
No momento que o governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), avança na montagem do seu secretariado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), iniciou nesta segunda-feira, 12, uma ampla reforma no primeiro escalão de sua equipe.
Tendo em vista a sua reeleição em 2020, Covas vai substituir nomes ligado a Doria e dar uma cara própria a gestão. Deixam a Prefeitura Fábio Santos, secretário especial de Comunicação; Wilson Poit, responsável pela pasta de Desestatização e Parcerias; Marcos Penido, comandante das Prefeituras Regionais; e Filipe Sabará, da Assistência Social.
Com exceção de Santos, os demais podem ser chamados para compor o secretariado de Doria, que assume o governo do Estado em janeiro. Penido e Sabará são os mais cotados.
Outro que deve sair é o secretário da Casa Civil, Eduardo Tuma (PSDB). A ideia é retomar a vaga de vereador e disputar a presidência do Legislativo.
O favorito para a Casa Civil é o vereador João Jorge, presidente municipal do PSDB e aliado de Covas e Doria. A pasta responde pela difícil articulação entre prefeito e vereadores.
Seguindo a mesma estratégia de Doria no Palácio dos Bandeirantes, Covas avalia reduzir ou fundir secretarias para enxugar a máquina. A pasta da Desestatização - responsável por privatizações e concessões de equipamentos públicos, uma das principais bandeiras de Doria na eleição de 2016 - é uma das que podem ser eliminadas.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Doria foi questionado se levaria nomes da Prefeitura para o Estado. Respondeu que sim, mas disse não existir um "cordão umbilical" com Covas.
Neto do ex-governador Mário Covas, o prefeito é um dos políticos do PSDB paulista com mais ascendência sobre a máquina partidária. Em 2016, quando era deputado federal e secretário estadual de Meio Ambiente, desistiu das prévias tucanas e apoiou Doria para concorrer à Prefeitura.
Com a chancela do então governador Geraldo Alckmin, Covas se tornou peça chave para a vitória no 1° turno. Quando Doria se lançou para o Estado, novamente Covas teve papel central na articulação com o PSDB e partidos aliados.
Após a saída de Doria da Prefeitura em abril, Bruno Covas manteve boa parte da equipe em cargos estratégicos. Desde o início, estava acertado que mudanças mais significativas ocorreriam após a eleição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas
Geral
É proibido andar embarcado em bicicleta no Calçadão e Praça Central de Jaraguá alerta Prefeitura
Foram instaladas placas orientativas sobre a proibição da circulação de bicicletas, sob pena de multa. A circulação só poderá ocorrer com os condutores desembarcados ou nos locais apropriados para estes veÃculos

Geral
Primeira casa enxaimel de Jaraguá do Sul será tombada como patrimônio histórico
Também foi aprovado a retirada do imóvel do local e será colocada em outro terreno

Geral
[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)
Dados da Defesa Civil, apontam para aproximadamente 40mm de chuva em pouco mais de 20 minutos, com rajadas de ventos de 80 a 90 KM/h.Â
![[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/03/imagem-do-whatsapp-de-2025-03-24-as-112608-adbfbc60.jpg?a=CC&v=002)
Geral
IPTU de Jaraguá do Sul tem data de pagamento prorrogada até o dia 10 de abril
Esta data vale para para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias já estão disponÃveis para baixar no site da Prefeitura e aplicativo Jaraguá na Mão
