Caraguá
plenária ACIJS-APEVI

Educação preventiva às drogas em pauta na plenária ACIJS-APEVI

05 Out 2016 - 18h41

Iniciativa que articula esforços das secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Polícia Militar, Defensoria Pública e Ministério Público.


O assunto será apresentado pelo secretário municipal de Educação Elson Quil Cardoso e vai contar com a participação de outros profissionais envolvidos com a ação, propondo uma reflexão da comunidade sob a perspectiva das instituições envolvidas com o programa que envolve estudantes do município.

De acordo com as instituições, o programa nasceu a partir da necessidade de abordagem do assunto “drogas” a partir de uma ação integradora das áreas de segurança, saúde, educação, assistência social, ministério público, poder judiciário, defensoria pública e o conselho municipal de políticas sobre drogas. Em parceria com as famílias e as escolas municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul, a iniciativa visa reforçar o trabalho de prevenção ao uso de quaisquer drogas, lícitas ou ilícitas.

O trabalho proposto busca atingir uma idade de formação dos jovens que estão deixando o ensino fundamental para iniciar o ensino médio. A escolha de trabalhar com alunos do nono ano do ensino fundamental se deve ao fato de que é nessa fase que o jovem se torna mais vulnerável devido às necessidades de autoafirmação e definição de rumos quanto aos seus anseios, trazendo consigo a  ansiedade e novas oportunidades de escolha.

O objetivo é somar as experiências em prática no município, considerando que várias instituições já executam ações de formação e prevenção em suas áreas de atuação, e, dessa forma, a implementação de um trabalho conjunto e em rede poderá proporcionar uma ação mais efetiva de aprendizagem e conhecimento para nossos jovens e suas famílias, as quais pretendemos envolver efetivamente no programa através de conversas iniciais nos moldes de uma “escola de pais”.


Ainda na plenária, o vice-presidente de Marketing Odair de Freitas faz um relato sobre como foi a 13ª Edição do Programa Sonho de Férias, uma ação social da ACIJS que envolve escolares do município em atividades de recreação e lazer, e no espaço Ouro da Casa o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Jeferson Matar apresentará a programação do 10º ERJE - Encontro Regional de Jovens Empreendedores, que ocorrerá no dia 18 de outubro com palestra de Gustavo Cerbasi na SCAR abordando o tema "Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida".

A plenária é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, e acontece às 18h no Centro Empresarial, com acesso gratuito aos interessados.

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim é campeão do The Voice Kids

Com apenas 11 anos, desde o início do programa, Gustavo impressionou os técnicos e o público com seu talento, dedicação e jeito meigo. 
Gustavo Bardim é campeão do The Voice Kids
Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Ver mais de Geral