plenária ACIJS-APEVI

Educação preventiva às drogas em pauta na plenária ACIJS-APEVI

05 Out 2016 - 18h41

Iniciativa que articula esforços das secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Polícia Militar, Defensoria Pública e Ministério Público.


O assunto será apresentado pelo secretário municipal de Educação Elson Quil Cardoso e vai contar com a participação de outros profissionais envolvidos com a ação, propondo uma reflexão da comunidade sob a perspectiva das instituições envolvidas com o programa que envolve estudantes do município.

De acordo com as instituições, o programa nasceu a partir da necessidade de abordagem do assunto “drogas” a partir de uma ação integradora das áreas de segurança, saúde, educação, assistência social, ministério público, poder judiciário, defensoria pública e o conselho municipal de políticas sobre drogas. Em parceria com as famílias e as escolas municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul, a iniciativa visa reforçar o trabalho de prevenção ao uso de quaisquer drogas, lícitas ou ilícitas.

O trabalho proposto busca atingir uma idade de formação dos jovens que estão deixando o ensino fundamental para iniciar o ensino médio. A escolha de trabalhar com alunos do nono ano do ensino fundamental se deve ao fato de que é nessa fase que o jovem se torna mais vulnerável devido às necessidades de autoafirmação e definição de rumos quanto aos seus anseios, trazendo consigo a  ansiedade e novas oportunidades de escolha.

O objetivo é somar as experiências em prática no município, considerando que várias instituições já executam ações de formação e prevenção em suas áreas de atuação, e, dessa forma, a implementação de um trabalho conjunto e em rede poderá proporcionar uma ação mais efetiva de aprendizagem e conhecimento para nossos jovens e suas famílias, as quais pretendemos envolver efetivamente no programa através de conversas iniciais nos moldes de uma “escola de pais”.


Ainda na plenária, o vice-presidente de Marketing Odair de Freitas faz um relato sobre como foi a 13ª Edição do Programa Sonho de Férias, uma ação social da ACIJS que envolve escolares do município em atividades de recreação e lazer, e no espaço Ouro da Casa o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Jeferson Matar apresentará a programação do 10º ERJE - Encontro Regional de Jovens Empreendedores, que ocorrerá no dia 18 de outubro com palestra de Gustavo Cerbasi na SCAR abordando o tema "Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida".

A plenária é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, e acontece às 18h no Centro Empresarial, com acesso gratuito aos interessados.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral