transito
Infraestrutura

Edital de duplicação do contorno rodoviário de Jaraguá do Sul será aberto na próxima semana

30 Nov 2012 - 11h17

Ao contrário do anunciado recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte não abrirá nesta sexta-feira, dia 30, e sim, na semana que vem a licitação para as obras do contorno rodoviário da BR-280, numa extensão de 24 quilômetros entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, passando pelo município de Schroeder. No início desta semana em Florianópolis, quando da escolha da empresa que irá executar o primeiro lote da duplicação, o Superintendente do Dnit, João José dos Santos, disse que a próxima meta era abria a licitação para o contorno da BR-280 na primeira semana de dezembro. Pela complexidade técnica desse trecho, o lote 2.2 deve ser um dos mais caros de toda a duplicação. É nesse trajeto que está previsto a construção de dois túneis dom 1,3 mil metros no morro do bairro Vieira. A escolha das propostas das empresas interessadas, também deve ser pelo Regime Diferenciado de Contratação, modelo que agiliza em mais de seis meses o processo de contratação de uma empresa para execução de obras públicas. O primeiro lote da duplicação, num trecho de 25 quilômetros entre São Francisco do Sul e a BR-101, em Araquari, também deve ser licitado em dezembro.


Para a execução do lote 2.1, do trevo da BR-101 em Araquari, até o entroncamento com a SC-413 em Guaramirim, numa extensão de 14 quilômetros, a empresa escolhida foi a Sulcatarinense, com o preço de R$ 134,1 milhões. A proposta está sendo analisada pela comissão técnica do Dnit. No total, serão 76,4 quilômetros de obras que compreende a construção de 31 viadutos, quatro pontes, duas passarelas, dois túneis e 18 quilômetros de vias marginais. Os investimentos totais na duplicação devem chegar a R$ 1,1 bilhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Ver mais de Geral