Novo prazo

Edital da duplicação da 280 deve ser relançado este mês

14 Mai 2011 - 12h50

O DNIT está fazendo um mutirão na Coordenação Geral de Licitações para resolver os problemas da licitação do edital de duplicação da BR 280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. A declaração foi dada pelo superintendente estadual do Departamento de Infraestrutura e Transportes, João José dos Santos, ao jornal A Notícia de sexta-feira.


Segundo o superintende, o novo compromisso assumido pelo DNIT é de lançar a nova versão do edital até o final deste mês e, se tudo correr bem, começar as obras até setembro.

O primeiro edital, suspenso em dezembro, seria relançado inicialmente no final de janeiro. Depois passou para fevereiro, mas nada aconteceu. O prazo dado em seguida, a primeira quinzena de maio de 2011, está próximo de vencer, mas antes que mais uma promessa se desfaça o DNIT deu novo fôlego à discussão sobre a obra.

A expectativa é de que até a última terça do mês - durante a reunião do conselho do departamento - se tenha a autorização para relançar o edital. O superintendente do DNIT alega que muitas empresas que participaram pediram revisões de soluções técnicas, atualizações de alguns itens. A parte de engenharia está praticamente pronta e agora o trabalho se concentra no orçamento.

O superintendente disse que o valor da licitação do trecho - que não inclui a ponte sobre o Canal do Linguado e está orçado em R$ 940 milhões - deve sofrer alterações, mas o preço final ainda será definido. Santos também disse que não houve mudanças no projeto e admite que a demora de cinco meses na revisão do edital não era esperada.

"É difícil evitar questionamentos. É uma obra muito complexa, com dois túneis, áreas com solo de baixa resistência, mais de 30 viadutos. Acredito que já foi buscado entendimento dos itens questionados e não acredito em novas suspensões. Mas não depende só do DNIT", reforça.

A previsão do primeiro edital era de que o primeiro trecho totalmente duplicado, entre São Francisco e a BR-101, esteja pronto 29 meses após o início das obras.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral