Geral

ECONOMIA: Indústria Catarinense mostra sinais de recuperação

09 Out 2012 - 19h03

A indústria catarinense dá os primeiros sinais de reação no ano, com perspectivas de crescimento da demanda, redução do nível de estoque, que ainda está elevado, e estabilidade no nível de emprego. As informações são da pesquisa indicadores industriais, realizada pela Federação das Indústrias (FIESC), com 200 empresas. No acumulado do ano até agosto, o faturamento real do grupo pesquisado aumentou 10% frente ao mesmo período em 2011.

"Estamos iniciando um período em que normalmente o setor industrial tem um aquecimento de suas atividades. Em agosto tivemos um bom crescimento das vendas em relação a julho (12%) confirmando as expectativas de recuperação da indústria até o final do ano", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Apesar da alta nas vendas, os dados do IBGE mostram que a produção industrial do Estado acumula queda de 2,8% até agosto. O descompasso entre produção e vendas se deve à incorporação dos produtos importados ao portfólio de vendas das indústrias, explica Côrte. "Outro fator que explica a diferença é o fato de a indústria ter trabalhado ao longo do ano com estoques elevados e que começaram a ter redução significativa no segundo semestre", diz.

O emprego na indústria de transformação do Estado cresceu 4,4% até agosto, o terceiro melhor desempenho no país. Os dados dos últimos meses, contudo, indicam desaceleração no ritmo de abertura de novas vagas. Para Côrte, a menos que o processo de recuperação da economia seja mais vigoroso até o final do ano, a tendência é de estabilidade no emprego industrial daqui para frente.

De janeiro a agosto, a massa salarial real fechou com alta de 1,8% e as horas trabalhadas na produção se reduziram em 1,4%. Dos 16 segmentos pesquisados, 13 registraram crescimento nas vendas, com destaque para máquinas e equipamentos, que produz a linha branca (31,8%); alimentos e bebidas (14,5%); artigos de plástico (11,5%); máquinas, aparelhos e
materiais elétricos (8%); produtos de madeira (7,7%) e produtos químicos (6,4%). Os setores com desempenho negativo foram produtos metálicos (-18%); material eletrônico e equipamentos de comunicação (-3,4%) e veículos automotores, carrocerias e autopeças (-13%).

Para a FIESC, algumas medidas tomadas ao longo do ano pelo governo, como é o caso da desoneração da folha de pagamento e da redução da taxa básica de juros passarão a ter impacto. "Sempre há algum período de inércia, de 60 a 90 dias, entre a entrada em vigor das medidas e o seu impacto na economia real", diz Côrte. "O que nos parece mais positivo é que devemos entrar em 2013 em ritmo de crescimento. Em 2012 a economia crescerá muito pouco - em torno de 1,5%-, mas as projeções indicam que devemos encerrar o ano num nível de crescimento mais acentuado, apontando para uma boa recuperação em 2013", afirma.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral