Duplicação

Duplicação da BR e viaduto em Guaramirim custam R$ 100 mi

01 Dez 2012 - 12h50

A empresa Amizute Consultoria e Projetos de Engenharia apresentou nesta sexta-feira, dia 30, os projetos de duplicação do trecho urbano da BR 280 em Guaramirim e do elevado na interseção da SC 413 com a rodovia federal. Na presença dos deputados federal Mauro Mariani, e estadual Carlos Chiodini, ambos do PMDB, prefeitos eleitos de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Corupá, além dos atuais destas cidades, os engenheiros civis explicaram detalhes dos dois projetos e entregaram oficialmente o trabalho ao atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, Felipe Voigt. Apesar da euforia de ver o trabalho concluído, as lideranças se sentiram frustradas, mas não desanimadas, quando foram informados os valores para a execução de cada obra: para a duplicação do trecho urbano, entre a WEG Química em Guaramirim e o acesso ao bairro Vieira em Jaraguá do Sul, o valor estimado é de R$ 85 milhões. Já para construir o viaduto na interseção com a SC 413, que dá acesso a Massaranduba, serão necessários pelo menos R$ 16 milhões. Neste último caso, o deputado federal Mauro Mariani, confirmou que está providenciando o dinheiro junto ao Governo Federal.


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Em seu pronunciamento, Mauro Mariani, criticou o Governo do Estado, mesmo sendo do PMDB, que faz parte da base de Colombo, com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.


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Na entrevista, Mariani, não amenizou e disse que não acredita que as lideranças regionais consigam o dinheiro junto ao Governo do Estado.


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Já o deputado Carlos Chiodini disse que o próximo passo será dado ainda neste mês, com a busca de uma audiência junto ao governador Raimundo Colombo.


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O prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt (PMDB), também acredita que o caminho não será fácil até conseguir os R$ 100 milhões para o projeto. Já o presidente da Associação Empresarial de Guaramirim, usou os números do ICMS para defender que o Estado tem o compromisso de participar da duplicação do trecho urbano da BR 280. De acordo com Carlos Hugo Dequech, Guaramirim arrecada R$ 80 milhões e Jaraguá outros R$ 200 milhões só de ICMS.


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Em seguida, Carlos Dequêch acrescentou que mesmo com este valor elevado para a obra, é preciso organização.


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O mesmo pensamento tem o prefeito eleito de Guaramirim, Lauro Frölich (PSD).


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O presidente da Amvali, Felipe Voigt, considera que o momento desta sexta-feira foi de grande importância para a região. Sobre a falta de recursos público, sugere que a duplicação seja feita através do sistema de parceria público-privada.


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A engenheira civil Larissa Krüger, que é natural de Guaramirim, explica que a empresa Azimute procurou minimizar os custos da obra, contemplando todos os aspectos abordados pelas lideranças regionais durante as reuniões de avaliação do projeto.


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A ex-presidente da Associação Empresarial de Guaramirim, Eloísa Maiochi, acompanhou atentamente à apresentação dos projetos e disse ter ficado satisfeita em ver que a empresa pensou na mobilidade dos pedestres e ciclistas ao longo da BR 280, no trecho urbano, com a construção de calçadas e de uma ciclovia. A engenheira comentou:


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Para elaborar o projeto de básico rodoviário de duplicação de 8,6 km da BR 280, no trecho que não será incluído no projeto do governo federal, a Azimute levou em consideração o fluxo de veículos, o número de acidentes e outros pontos mais técnicos. Em se tratando de acidentes, o trecho entre a WEG Química e a entrada do bairro Viera em Jaraguá do Sul, ocorre em média um acidente por dia, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Em 2008, foram 257; 2009, 309; 2010, 339; 2011, 341 e este ano até novembro, 147 acidentes de trânsito nos oito quilômetros da rodovia.


De acordo com a empresa, no pavimento atual será feita a recuperação com um novo asfalto. A nova rodovia projetada terá quatro pistas de 3,6m, separadas por barreiras new Jersey e acostamento de 1,5m. Os passeios para pedestres e a ciclovia terão dois metros.

Será construída uma nova ponte sobre o rio Itapocuzinho, conhecida como Ponte do Portal, com mais duas pistas, paralelas à existente hoje.

Para o acesso ao bairro Recanto Feliz, será construída uma passagem embaixo da atual pista da BR 280, para veículos e pedestres. Uma nova rotatória será feita no acesso à rua 28 de Agosto, na entrada para o Centro de Guaramirim. O projeto prevê ainda a duplicação do viaduto sobre a linha férrea, conhecido como viaduto do Mannes, com a construção de uma estrutura ao lado da existente e abertura de uma rua ao lado da ferrovia, embaixo do viaduto, ligando a Vila Progresso ao Centro.

Já na interseção com a SC 413, que liga Guaramirim a Massaranduba, será feito um viaduto, onde a BR 280 passará por cima e o fluxo da SC 413 por baixo, onde será construída uma rotatória sob o viaduto. Também será construída uma passagem inferior para o acesso à rua Lauro Zimmermann.

Para os pedestres, serão construídas passarelas elevadas nas proximidades da Uniasselvi/Fameg.

O custo da obra é considerado acima do que esperava a Amvali. A explicação da Azimute é que as obras de arte, como a ponte do portal, viaduto do Mannes e as passagens inferiores, absorverão 23% dos custos do projeto. Outros 21% do total serão investidos em terraplanagem e a mesma porcentagem dos recursos vai para o asfaltamento. A empresa calcula que em 28 meses será possível concluir a obra.

Quanto ao viaduto de interseção da SC 413, o número de acidentes naquela rotatória, o tráfego elevado e congestionamentos em diversos horários foram determinantes para o projeto. Segundo as polícias rodoviárias Federal e Estadual, no entorno desta rotatória existente hoje acontecem em média 100 acidentes por ano. Em 2008, foram 101; 2009, 98; 2010, 118; 2011, 91; e em 2012 o número caiu para 38 acidentes, isso 100 metros antes e 100 depois da rotatória em cada uma das rodovias, a BR 280 e a SC 413. O custo desta obra está estimado em R$ 16 milhões.

(ROGÉRIO TALLINI)

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