Mês do Trânsito - Rádio
Saúde

Duas pessoas estão internadas com suspeitas de H1N1

01 Fev 2012 - 13h31

Duas pessoas estão internadas no Hospital e Maternidade São José, em Jaraguá do Sul, com suspeitas de terem contraído o vírus da gripe suína, ou H1N1. Os pacientes são uma mulher gestante de 28 anos, que está na UTI e um homem que está em isolamento num quarto. Os exames que comprovam a presença do vírus ainda não foram concluídos. No caso da mulher, o material foi coletado nesta semana e enviado ao Laboratório Central de Santa Catarina, em Florianópolis, que deve emitir o laudo nas próximas horas. No caso do homem, a coleta aconteceu no começo da noite de ontem e o material está sendo enviado nesta manhã para Florianópolis, por intermédio da Gerência Regional de Saúde. A enfermeira da Regional, Maricéia Xavier, disse que a mulher procurou um médico pneumologista e recebeu tratamento. O quadro se agravou e ela procurou o pronto socorro do hospital por mais duas vezes. Foi quando internou em estado mais grave e com os sintomas da doença. De acordo com a enfermeira, fica mais difícil constatar a presença do H1N1, porque se passaram mais de sete dias do início dos sintomas. Familiares dos dois pacientes e pessoas que tiveram contato com os mesmos estão sendo monitorados. Uma diferença apresentada por estes dois pacientes em relação àqueles que tiveram H1N1 quando da pandemia que atingiu a região em 2009, é a ausência da febre alta.


A Gerência Regional da Saúde alerta a população para que retome os cuidados com a higiene, como era quando da pandemia de três anos atrás, ou seja, lavando as mãos com frequência, e, se possível com álcool, quando tossir que seja no antebraço e não na mão, usar lenço de papel e evitar aglomerações e manter os locais arejados.

São consideradas suspeitas de estar com o vírus H1N1 as pessoas que apresentam um conjunto de sintomas chamado síndrome respiratória aguda grave, que são febre alta (acima de 38ºC), tosse persistente e falta de ar.

Matérias Relacionadas

Economia

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado antes da pandemia
Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo
Geral

Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor

Governo ainda precisa criar Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor
Saúde

Pesquisadores criam tecido para restaurar nervos e ossos lesionados

A descoberta poderá ajudar pessoas que têm dificuldade para realizar atividades do dia a dia e ajudar o corpo delas a se curar sozinho das lesões
Pesquisadores criam tecido para restaurar nervos e ossos lesionados
Geral

Sargento despede-se do 14º Batalhão

Sargento despede-se do 14º Batalhão
Ver mais de Geral