Imobiliária Coralli
Geral

Dos 169 candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores maioria é homem

19 Jul 2012 - 17h02

A maioria dos candidatos a vereador em Jaraguá do Sul é homem, casado, tem entre 45 e 59 anos e ensino superior completo. O perfil é resultado de um levantamento com base em estatísticas das Eleições 2012 divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O resultado é semelhante ao perfil nacional dos concorrentes a vagas nas câmaras. O município tem 169 pessoas disputando as 11 cadeiras da Câmara. A relação é de 15 candidatos por vaga. O número de pretendentes é 43% maior que em 2008, quando se apresentaram 118 nomes. Para o vereador Ademar Possamai, que não irá buscar a reeleição, o crescimento no número de candidatos pode ser explicado pela existência de muitos partidos em Jaraguá, são 23.



[jwplayer mediaid="72601"]
 

O levantamento também revela que quase metade dos candidatos tem entre 45 e 59 anos. São 77 nomes nessa faixa etária, 46% do total, enquanto que apenas quatro têm até 24 anos. A candidata mais nova é a vendedora Tatiana Janiara Mendonça (PSC), com 20 anos. O empresário Ingo Sell (PSB), com 70 anos, é o mais velho no pleito. Em relação à escolaridade, 55 candidatos (33%) têm ensino superior e 54 (32%) o ensino médio completo. Três dos concorrentes apenas lê e escreve. De todos os nomes, 101 (60%) são casados. Quanto ao gênero, pela primeira vez,os partidos conseguiram cumprir a cota de sexo, estabelecida pela legislação eleitoral. Na cidade, 32% dos candidatos são mulheres. Cada eleitor irá escolher um nome entre 115 homens e 54 mulheres.


Para Possamai, a participação da mulher na política tende a crescer ainda mais nos próximos anos.



[jwplayer mediaid="72599"]
 

No ranking por partidos, o PT foi o que apresentou o maior número de candidatos. A sigla que hoje ocupa duas vagas na Câmara terá 21 nomes nas urnas no dia 7 de outubro. O PR indicou 17 nomes, ficando em segundo lugar, depois aparecem PMDB, PSDB e PCdoB com 16 concorrentes. Na lanterna estão PHS e PTN com apenas um candidato. 


A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi está comemorando o número expressivo de candidatos a vereador nestas eleições que frequentaram o Curso de Formação Política - O Papel do Vereador. São 136, nos sete municípios da Amvali. Estes candidatos, segundo o Coordenador Pedagógico da Escola Professor Francisco Schork, receberam orientações básicas sobre a função que vão exercer nas Câmaras de Vereadores. O município de Jaraguá do Sul será o município com o maior número de candidatos que participaram deste treinamento, 53 no total. Em segundo Guaramirim com 30 candidatos. Depois vem Schroeder com 23, Barra Velha 12, Massaranduba 10, Corupá 04, São João do Itaperiu também 04 candidatos. A Escola está trabalhando o conteúdo programático do treinamento que será oferecido para os vereadores eleitos na segunda quinzena do mês de novembro. Nos dias 02 e 03 de Agosto o coordenador estará em Brasília, e junto com os representantes do Programa Interlegis do Senado Federal e da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas vão definir as palestras que serão oferecidas.

 

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta

Conforme dados, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade, 56 em atenção, 13 em alerta e 3 em crítico
Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta
Esportes

Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem

Cronograma indica primeira medalha no ciclismo de pista
Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem
Geral

CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem

Mês de abril registrou maior retração devido à covid-19
CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado
Captação da poupança bate recorde para meses de julho
Ver mais de Geral