transito
Geral

Doação de sangue tem queda de 40% em Jaraguá do Sul

08 Jun 2012 - 16h51

 

O número de pessoas interessadas em doar sangue caiu cerca de 40% nos últimos 15 dias. Enquanto a média em boa parte do ano é de 25 doadores por dia, agora, fica perto de 15.

O responsável pela unidade de coleta de Jaraguá do Sul, Manoel Thomaz Silveira, diz que essa queda costuma ocorrer durante o frio porque as pessoas estão mais propensas a contrair gripes e resfriados, o que impede a doação.

Segundo ele, o estoque de bolsas de sangue serve para os casos de emergência atendidos no Hospital São José. Mas, por precaução, algumas cirurgias eletivas (não urgentes) foram canceladas.

No Hemocentro Regional de Joinville, órgão responsável pelo processamento do sangue coletado em toda a região Norte e Planalto Norte do Estado, bolsas de sangue tipo O negativo estão em falta.

A responsável pelo setor de captação do Hemocentro regional de Joinville, Marlene Andrade Tiltey, comenta que a queda no número de doadores o estoque de bolsas de alguns tipos sanguíneos mais raros também está prejudicado. Segundo ela, o estoque de sangue tipo O negativo costuma ter em média 40 bolsas, mas nesta sexta-feira havia apenas sete.

Na outra ponta, tipos com maior demanda - entre eles o O e o A positivos - também precisam manter uma boa média de doações. O responsável pela unidade de coleta de Jaraguá, Manoel Thomaz Silveira, lembra que a doação é um procedimento rápido e sem dor.

O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa em torno de 10% do total de sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo.

Como agendar

A doação na unidade de coleta de Jaraguá do Sul deve ser agendada pelo telefone 3055-0454, das 7 às 16 horas. A unidade fica anexa ao Hospital São José. A coleta de sangue acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral