dengue
Gripe A

Divulgado boletim atualizado sobre a situação da gripe no Estado

19 Ago 2016 - 13h17
Até o dia 16 de agosto (Semana Epidemiológica 33) foram notificados 2.363 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 694 (29,4%) foram confirmados para influenza, sendo 684 (98,6%) pelo vírus influenza A (H1N1), dois (0,3%) pelo vírus influenza A, aguardando subtipagem (para identificar se o vírus é do tipo H1N1 ou H3N2) e oito (1,2%) pelo vírus influenza B.

Outros 1.604 casos de SRAG tiveram resultado negativo para influenza A e B (SRAG não especificada), e 51 casos se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial. Os dados constam do Informe Epidemiológico 22, divulgado nesta quinta-feira, 18, pela diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Os dados contidos neste informe são da vigilância universal de SRAG que monitora os casos hospitalizados e óbitos com o objetivo de identificar o comportamento do vírus influenza. Os dados são coletados pelas secretarias municipais de Saúde por meio de formulários padronizados e inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação on-line: SINAN Influenza Web. As amostras laboratoriais são coletadas e encaminhadas para análise ao LACEN/SC.

As informações são referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 33 de 2016, ou seja, casos com início de sintomas de 3 de janeiro a 16 de agosto.

Síndrome Respiratória Aguda Grave são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que na maioria dos casos levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da influenza do tipo A e B; ou por bactérias, fungos e outros agentes.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral