Imobiliária Coralli
Escola de Governo

Diretor da Weg palestra sobre liderança

29 Ago 2012 - 14h08

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na noite de ontem (29), a palestra "Capacitação para Liderança", que foi ministrada pelo Diretor de Controladoria da Weg, Wilson José Watzko. O palestrante iniciou destacando a era industrial e a era do conhecimento, sendo que a industrial trata das teorias da motivação externa, tem foco nos pontos fracos, vêem as pessoas como coisas e trata de controles. Já a era do conhecimento aborda as teorias da motivação interna, tem foco nos pontos fortes, as pessoas estão emocionalmente conectadas e é um período sem supervisão ou motivação.


Segundo Watzko "todas as eras que não a nossa tiveram o seu modelo, seu ideal. Mas nossa cultura abriu mão de tudo isso; o santo, o herói, o cavalheiro, o cavaleiro, o místico. Talvez, em breve, possamos usar como nosso guia e modelo o ser humano em total crescimento e em processo de auto-realização. Um ser humano cujas potencialidades estão alcançando o total desenvolvimento, cuja natureza interna se expressa livremente". Hoje o ser humano é uma promessa e existem três tipos de seres humanos: aqueles que nascem e morrem piores do que nasceram; aqueles que nascem e morrem como nasceram; e aqueles que nascem e aceitam o desafio da evolução. O ser humano evita de ser manipulado, dominado, pressionado, ser determinado pelos outros, ser mal compreendido.

Watzko aponta que o mundo necessita de pessoas que sejam desbravadoras; autodeterminadas; que tenham controle sobre o próprio destino; que determinem os próprios movimentos; que sejam capazes de planejar, realizar e obter êxito; que esperem sucesso; que gostem da responsabilidade ou assumam qualquer nível de responsabilidade com boa vontade; que seja ativo e não passivo; que seja uma pessoa e não uma coisa. Faz parte da inteligência humana a inteligência física (disciplina no físico), a mental (visão e aprendizado permanente no intelectual), a emocional (paixão no coração) e a espiritual (consciência no plano espiritual). As pessoas devem ter integridade como virtude, devem seguir os princípios universais de justiça, igualdade, respeito, honestidade e bondade.

A liderança no setor público deve agir como princípios a paz, a democracia e o desenvolvimento. No setor privado a liderança deve visar o crescimento econômico responsável e o desenvolvimento sustentável. O centro da liderança pública engloba: a capacidade de conceber uma visão inspiradora; a determinação de construir times de alto desempenho; a destreza de lidar com crises, conflitos e de negociar acordos; a habilidade de mobilizar a opinião pública e a máquina do governo; a competência de institucionalizar políticas públicas.

Quanto aos perfis de liderança, o palestrante apontou que as mulheres confiam na intuição; na hora de conseguir o que querem, são mais persuasivas sem ser diretas; lidam melhor com diferenças, por isso aceitam que um trabalho executado por outros possa estar perfeito; conseguem trabalhar com vários assuntos ao mesmo tempo e isso pode, por outro lado, causar dispersão na hora de executar as tarefas; expressam emoções com mais facilidade, isso pode ajudá-las a fazer com que o grupo se sinta mais próximo, mas pode também atrapalhar, já que em alguns casos é visto como sinal de fraqueza.

Já os homens são mais lógicos; quando querem algo, dão uma ordem, não estão acostumados a usar de persuasão; gostam de trabalhos executados com perfeição; a maioria acha que ninguém faria um bom trabalho exatamente como ele; são muito focados, concentram-se em uma tarefa por vez; tem melhores resultados em atividades especializadas que exigem alta concentração; são mais contidos na hora de expressar suas emoções e por isso, conseguem analisar certas situações mais racionalmente, porém são menos ligados ao grupo.


Conforme Watzko, o líder deve gerenciar o presente com base no futuro. As pessoas são acostumadas e gastarem seu tempo 90% lembrando de onde veio;  9% do tempo justificando onde está; e 1% do tempo pensando aonde quer chegar. É necessário mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossa natureza e isso requer uma escolha e muito esforço. Não crie lamentações, pois elas provocam um clima negativo e incomodam também quem é obrigado a ouvi-las. É melhor você se aproximar dos "empreendedores" e otimistas.  O clima positivo é contagioso, transmite energia e confiança.

As exigências necessárias a um bom líder são: dar bom exemplo, ser responsável, capitão de equipes, instigador, treinador, árbitro, membro de equipe, defensor, estudante vitalício, confidente, mentor, inventor, reinventor criativo, empreendedor, farol de esperança, motivador, inspirador e tomador de riscos calculados. São características fundamentais: integridade, visão, sensibilidade cultural, atitude positiva, entusiasmo, visibilidade, coragem, autoconhecimento, habilidades em comunicação, orientação para servir, cuidado diligente, equilíbrio pessoal-profissional, desenvolvimento de lideranças e justiça.

As oito características de um líder eficaz são: aprender com a vida; dar prioridade ao entendimento; acreditar nos outros; buscar equilíbrio na vida; irradiar energia positiva; encarar a vida como um desafio; servir de catalisador; e praticar a auto-renovação.

Matérias Relacionadas

Geral

Livro relata a emocionante história de catarinenses em busca do sonho de serem pai e mãe

Quando um caso de infertilidade aparece, é hora de o par iniciar uma nova jornada rumo aos tratamentos disponíveis para engravidar
Livro relata a emocionante história de catarinenses em busca do sonho de serem pai e mãe
Jaraguá do Sul

Jaraguá do sul confirma 87 novos casos de coronavírus

Nas últimas 24 horas, 87 novos casos foram registrados, e também 114 novos recuperados
Jaraguá do sul confirma 87 novos casos de coronavírus
Jaraguá do Sul

Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá

O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos
Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá
Guaramirim

Guaramirim registra 13ª morte em decorrência do coronavírus

O município já realizou 4026 testes, sendo 3034 descartados e 984 positivos para a doença
Guaramirim registra 13ª morte em decorrência do coronavírus
Ver mais de Geral